Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Exposição em Oeiras marca comemoração de 200 anos da adesão à independência

Foto: CCOM

 Foto: CCOM

Uma exposição no Memorial 24 de Janeiro, em Oeiras, abre as comemorações dos 200 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil na segunda-feira (24).

O secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo, conta que uma maquete de 5 metros na Galeria do Memorial 24 de Janeiro descreve 10 cenários dos movimentos de adesão do Piauí à independência do Brasil.  

"Desde o deslocamento de tropas de São Luís para Oeiras por Fidié para reforçar o poder da Coroa Portuguesa, bem como a proclamação da independência do Piauí em Parnaiba por Simplicio Dias e Leonardo Castelo Branco. A ilustração também mostra a adesão de Oeiras à independência do Brasil em 24 de janeiro de 1823 e cenas da Batalha do Jenipapo em Campo Maior e na Lagoa do Jacaré em Piracuruca", conta.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

A maquete didática mostra ainda a rendição de Fidié em Caxias no Maranhão. 

O Memorial 24 de janeiro recebe ainda a exposição "Anjos da Pandemia" - homenagem a todas as profissões que fizeram do Piauí a segunda unidade da federação que mais vacinou contra a Covid-19.

MUSEU ENTREGUE

No domingo (23), o governador Wellington Dias entregou em Oeiras o novo Museu de Arte Sacra, totalmente recuperado e ressignificado. Fábio Novo explica que a museografia também foi realizada pela Secult. Todas as instalações foram refeitas e modernizadas.

 

CCOM

Emanuel Vital

Mais de Oeiras