Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Bispo defende greve dos professores da rede estadual e faz críticas ao governo do Piauí

O Bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, abordou sobre a greve dos professores da rede estadual de ensino

Bispo de Picos, Dom Plínio. Foto: reprodução

 Bispo de Picos, Dom Plínio. Foto: reprodução

O Bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, abordou sobre a greve dos professores da rede estadual de ensino, durante uma fala sua, na Igreja Matriz do município.

O bispo defendeu a categoria e fez críticas ao governo do Piauí. “Porque que os professores reivindicam? Faz três anos que o piso salarial não é atualizado, entrando para o quarto ano e o governo não atualizou, estão ganhando o mesmo valor que ganhavam em 2019, tanto os professores ativos, como os aposentados. E tem mais os aposentados estão reclamando, porque estão descontando aqui no estado, 14% da aposentadoria, quando a gente se aposenta, não precisa mais pagar nada e está sendo descontado do salário deles, então é um angústia mesmo e entraram em greve. O governo recentemente colocou uma decisão de um aumento, mas eles não aceitaram e continuam de greve[…]”, disse.

A fala de Dom Plínio faz também referência a Campanha da Fraternidade 2022, que reflete sobre a Educação. Ele frisou ainda que as pessoas devem ser solidárias com o educadores.

“Estamos na Campanha da Fraternidade que é sobre ‘Fraternidade e Educação’ e a igreja precisa se posicionar diante dos educadores. Os professores fazem um grande bem na educação do País para nossos jovens e crianças, então que as pessoas compreendam e até sejam solidários com os professores. É importante que aconteça a educação, mas também é importante que os educadores estejam satisfeitos com seu salário, trabalhar com dignidade e com empenho, mas também receber o que é justo, é necessário”, afirmou o Bispo.

A Campanha da Fraternidade de 2022, tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”. O objetivo da campanha vai além de tratar dos problemas na educação, visa ainda refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

Greve

Os professores da rede estadual de ensino estão de greve. Eles reivindicam o reajuste do piso salarial de 33,24%, determinado pelo Ministério da Educação, além dos 17% referentes aos anos de 2019 e 2020.

TRNotícias

Mais de Notícia