Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Climatologista explica fenômeno que está provocando chuvas intensas no Piauí

Sobre o fenômeno – as chuvas que caem na região – o climatologista Werton Costa, explica que são ocasionadas devido à frente fria que chegou ao Brasil.

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

A alta concentração de umidade, em decorrência da massa de ar polar que atinge o Sul e Sudeste do Brasil, tem causado efeitos no Nordeste e o resultado foi a forte chuva que ocorreu no início da manhã desta quinta-feira (19), em Teresina e municípios do Piauí.

Em entrevista, o professor e climatologista Werton Costa explica que a frente fria do Sul do País não afeta diretamente o Piauí, porém aumenta os níveis de umidade em outras regiões e é isso que está sendo constatado no momento.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

“Nós tínhamos uma movimentação de ar polar no Sul do brasil e as frentes frias são muito comuns nessa época do ano, mas esse cenário é muito comum no Sul, Sudeste, aqui no Nordeste, nós não sentimos esses efeitos da frente fria, mas temos os efeitos da alta concentração de umidade. Essa concentração de umidade, que nós recebemos nas últimas 24 horas”, esclarece o climatologista.

De acordo com Werton Costa, existe a grande probabilidade da ocorrência de mais chuvas para os próximos dois dias, principalmente na faixa Norte e Centro-Norte do estado que abrange Teresina.

O climatologista acrescenta ainda que as frentes frias são fenômenos curtos e que passando essa condição, as temperaturas devem subir novamente no Piauí.

“Essa frente fria é um fenômeno curto, que nós chamamos de episódico, após esse período de condição de frente fria, nós voltamos ao calor, ao tempo seco”, ressalta.

Fonte: INMET

Alerta INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) atualizou o aviso de chuvas intensas para o Piauí. A faixa amarela, que representa perigo potencial, atinge grande parte do estado, deixando de fora somente a parte do extremo sul do Piauí.

A previsão para as próximas 24 horas é de chuva até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 a 60 km/h. O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Cidadeverde.com

Mais de Notícia