Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

População quilombola do Piauí está 100% imunizada contra a Covid-19, diz Sesapi

Foto: Divulgação/Sesapi

 Foto: Divulgação/Sesapi

A Coordenação de Equidade em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí informou que o estado já conta com 100% de sua população quilombola certificada completamente imunizada contra a Covid-19.

O início da vacinação do grupo se deu no mês de março de 2021 e hoje após a vacinação o estado apresenta um percentual de 100% do grupo vacinado com as duas doses, não existindo registro de casos de Covid-19 dentro das comunidades após a aplicação da segunda dose. A vacinação abrangeu 115 comunidades quilombolas distribuídas em 37 municípios do Piauí. O levantamento da população quilombola do estado a ser vacinada foi realizado em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

A vacinação do grupo é essencial para assegurar uma maior qualidade de vida e saúde para essas comunidades, como destaca o Coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi, Gilvano Quadros. “A vacinação desses grupos quilombolas é muito importante, uma vez que a equidade em saúde é uma das  diretrizes do SUS, dessa forma garantimos um serviço de saúde de excelência dentro do Piauí para um grupo que muitas vezes não tem acesso facilmente a esses serviços de qualidade”, apontou o coordenador.

Para garantir a imunização do grupo foram direcionadas mais de 16 mil doses de imunizante contra a Covid-19 no estado. Gilvano Quadros fala agora que o acompanhamento também será feito busca os municípios para registrarem as doses, caso seja necessário o registro de alguma das doses já aplicadas.

“Queremos ainda que o registro dessas doses seja completo, temos esse acompanhamento onde mantemos contato direto com lideranças das comunidades e membros das secretarias municipais de saúde, dessa forma vamos fazer esse trabalho para o registro completo das doses aplicadas nas comunidades quilombolas nos sistemas de informação”, completou Gilvano Quadros.


Cidadeverde.com

Emanuel Vital

Mais de Geral