Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

No retorno de aulas 100% presenciais, professores relatam falta de estrutura em escolas no Piauí

Escola estadual em Alto Longá

 Escola estadual em Alto Longá

As aulas na rede estadual de ensino do Piauí retornaram de forma 100% presencial, nesta segunda-feira (18/10), para os estudantes da 3ª série do ensino médio. Ao Cidadeverde.com, a presidente do SINTE-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí), Paulina Almeida, informou que os professores têm relatado, por meio do WhatsApp, que boa parte das escolas estão sem condições sanitárias suficientes para esse retorno.
 
"Falta uma cozinha de qualidade, banheiros funcionando com água, faltam mais torneiras e uma higienização completa, por exemplo. Não somos contrários ao retorno presencial, desde que a escola ofereça as condições necessárias para essa permanência [do corpo discente e docente]", afirmou Paulina Almeida.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE
 
A SEDUC-PI (Secretaria Estadual de Educação do Piauí), no entanto, garante que todas as escolas que apresentaram plano de retorno presencial, receberam recursos para se adequarem, adquirirem EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e materiais de limpeza e higienização. Além disso, segundo informações da SEDUC-PI, uma equipe da secretaria percorreu as escolas avaliando as condições das mesmas para o retorno.
 
O SINTE-PI discorda do que alegou a SEDUC-PI e afirma que várias escolas na capital e no interior do estado estão sem condições sanitárias para o retorno. "Na região do Parque Piauí e outras na região Sudeste são alguns dos exemplos de escolas que não têm condições de receber os alunos hoje", frisou Paulina Almeida.
 
A representante do SINTE-PI informou ainda que a orientação da entidade sindical é a de que o corpo docente e discente das escolas observem as medidas sanitárias neste retorno e reúnam o conselho para comunicarem ao secretário de Educação, Ellen Gera, sobre a precariedade dessas escolas para esse retorno presencial.

Foto enviado ao Cidadeverde.com pelo SINTE-PI de uma escola estadual em Alto Longá


 
O QUE DIZ A SEDUC
 
Sobre as alegações acima narradas, a SEDUC-PI, por meio da assessoria, informou que todos os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, higienização frequente das mãos e outras medidas exigidas pelos protocolos emitidos pelo Comitê Técnico do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) estão sendo respeitados nas escolas.
 
"O retorno presencial vem ocorrendo gradativamente nas escolas da rede estadual desde o início do segundo semestre deste ano, respeitando os protocolos de segurança e em diálogos constantes com as famílias, as escolas e os profissionais de educação", diz trecho da nota.
 
Ainda segundo informações da secretaria, 512 escolas estaduais já estavam funcionando com o sistema híbrido e 147 remoto. "Os professores e outros trabalhadores da educação já tomaram as duas doses da vacina e mais 130 municípios já iniciaram a imunização de adolescentes. Esse cenário, as últimas recomendações do COE e os investimentos feitos na adequação das  escolas, trazem segurança para ampliar o número de estudantes de forma presencial nas escolas" , finaliza a nota da SEDUC-PI enviada à nossa reportagem.

 

Cidadeverde.com

Emanuel Vital

Mais de Educação