Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Dez piauienses são resgatados em condições análogas à escravidão no DF

Trabalhadores tinham de pagar pelos colchões em que dormiam - (crédito: PMDF/Divulgação)

 Trabalhadores tinham de pagar pelos colchões em que dormiam - (crédito: PMDF/Divulgação)

O trabalho análogo à escravidão, além de criminoso, ganha contornos ainda mais absurdos quando ocorre em pleno Natal. Na tarde deste sábado (25/12), 10 trabalhadores vindos do Piauí foram resgatados por policiais militares em condições análogas à escravidão, na DF-180, no Rancho Paixão, área rural do Gama.

A operação foi realizada em conjunto pelo 9º Batalhão e Batalhão de Policiamento Rural. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), após o recebimento de denúncia via 190, policiais militares foram ao endereço indicado. Eles encontraram os homens em situação degradante, sem condições de permanecerem no local.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Os trabalhadores atuavam em uma lavoura de hortaliças e relataram que vieram do Piauí para o DF para trabalhar. No entanto, não estavam recebendo pagamento, alimentação, água potável, nem material adequado para fazer a higienização pessoal, além de não terem como sair do rancho.

Os resgatados contaram, ainda, que receberam, neste sábado (25/12), arroz com farinha como refeição. Eles denunciaram aos policiais que trabalharam muitas horas além do acordado, além de terem de pagar pela passagem do Piauí para o DF e pelo colchão onde dormiam.

Prisão em flagrante

Os policiais identificaram o filho do proprietário do local, de 38 anos. De acordo com a PMDF, o homem alegou que registraria e melhoraria as condições de trabalho — o que não foi verificado.

Tanto os trabalhadores quanto o empregador foram encaminhados até a Delegacia de Policial Federal para registro de ocorrência. Na Polícia Federal, o filho do empregador foi preso em flagrante.

 

Edição|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de Notícia