Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Operários em situação de escravidão são resgatados no PI

 

PRF, MPT e IBAMA realizaram ação conjunta durante toda esta quarta-feira (24), no município de São Francisco de Assis do Piauí, com o objetivo de verificar as condições de um ponto de extração de madeira.

Chegando ao local, foram encontrados 25 trabalhadores em condições análogas à de escravo. Eles não dispunham de alojamento adequado, banheiro com o mínimo de condições de higiene, ou local para realizar refeições. Alguns tinham que dormir na mata, "ao relento", e não tinham garantido nenhum direito trabalhista.

Os trabalhadores informaram que tinham que pagar pelo aluguel das motosserras que usavam para o trabalho, no valor de R $ 250,00 por semana, bem como pagar também pelo combustível para utilizá-las.

No local, foram encontradas e apreendidas oito motosserras, que sequer tinham regularidade de documentos para utilização.

Foi determinada a interrupção das atividades imediatamente e os trabalhadores retirados do local. Identificado, o proprietário comprometeu-se a comparecer à Sede da PRF em Floriano, onde prestará esclarecimentos ao membro do MPT.

Todas as providências pertinentes à garantia dos direitos dos trabalhadores serão tomadas pelo MPT, inclusive garantindo o recebimento das indenizações cabíveis e benefícios não pagos.

oi1.jpg

PRF e MPT têm diversas ações por todo o Brasil com vistas a garantir a proteção aos trabalhadores, bem como prevenir e reprimir a prática de abusos por parte dos empregadores. O IBAMA teve participação fundamental ao tempo em que verificou aspectos relativos à proteção ao meio ambiente.

oi2.jpg

oi3.jpg

oi4.jpg

oi5.jpg

oi6.jpg

oi7.jpg

oi8.jpg

Fonte: Com informações da PRF-PI

Emanuel Vital

Mais de Cidades