Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

TCU coloca Oeiras entre as cidades do Piauí com indícios de irregularidades nas eleições

 

A cidade de Oeiras aparece na lista dos 23 municípios do estado do Piauí que estão sob investigação por supostas irregularidades nas eleições deste ano.

O sexto batimento de informações do Tribunal de Contas da União (TCU) relativo às Eleições Municipais 2016, entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que cresceu consideravelmente o volume de possíveis irregularidades nas receitas e despesas de campanhas eleitorais.

No Piauí, segundo o TCU foram verificados 21.612 indícios de irregularidades em campanhas eleitorais para prefeito, vice-prefeito e vereador no valor de R$ 6,2 milhões.

Os indícios de irregularidades foram registrados em Teresina, com 28% dos casos, Parnaíba, Picos, Alegrete do Piauí, Floriano, Oeiras, Colônia do Piauí, Caridade do Piauí, Porto, Barras, Piripiri, Alvorada do Gurgueia, Nazária, Campo Maior, Altos, Buriti dos Lopes, Uruçuí, Bom Jesus, Ribeiro Gonçalves, Corrente, Ipiranga, São Francisco do Piauí, Marcolândia.

De acordo com o último relatório do TCU, dentre os indícios de irregularidades estão irregularidades nas despesas declaradas à Justiça Eleitoral, contratação de empresas, prestação de serviços, doações às campanhas por candidatos e por beneficiários do programa Bolsa Família.

A lista do TCU aponta, ainda, que a quantidade de casos suspeitos chega a 259.968 em todo o Brasil.

As informações são resultados de um trabalho inédito de cruzamento de dados proporcionado pela parceria firmada entre o TSE e diversos órgãos públicos para fiscalizar a prestação de contas dos candidatos e coibir crimes eleitorais no período de campanha.

Ao receber o documento, o Tribunal compartilhou imediatamente o material com o Ministério Público Eleitoral (MPE). As suspeitas em torno de beneficiários do Programa Bolsa Família também foram compartilhadas com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS).

De acordo com a Instrução Normativa nº 18, editada pelo TSE em 16 de agosto deste ano, os indícios de irregularidades serão disponibilizados aos juízes eleitorais para apuração com prioridade, em até cinco dias a partir do conhecimento do caso.

Por se tratarem de indícios de irregularidades que ainda serão devidamente apurados, os nomes dos doadores e beneficiários e eventuais detalhamentos das informações não serão divulgados pela Justiça Eleitoral.

 

Com informações do Meionorte

 

 

 

Emanuel Vital

Mais de Geral