Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Oeiras comemora 299 anos de emancipação política

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras. Foto: Divulgação

 Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras. Foto: Divulgação

Neste dia, 26 de dezembro, Oeiras completa 299 anos de emancipação política. Isso mesmo, em 2017, o primeiro rincão do Piauí será tricentenária. Segundo o último censo do IBGE, a cidade de Oeiras possui uma população de 35.646 habitantes e ocupa o posto de décima sexta economia do estado.
 

Erguida há mais de três séculos, a cidade de Oeiras se desenvolveu ao redor da matriz de Nossa Senhora da Vitória. Inicialmente foi conhecida como Vila da Mocha, por estar localizada às margens do riacho Mocha.
 
A evolução do povoado é grande e em 1712 a Mocha se torna vila por ordem do rei D João V. Em 1718 o Piauí é desmembrado da capitania do Maranhão e se torna independente. A ordem do rei é para que se instale a capital na Vila da Mocha. O decreto só vem a ser cumprido em 1759 quando chega o primeiro governador João Pereira Caldas. Mas só em 1761, dois anos após se tornar capital é que a Vila da Mocha é elevada a categoria de cidade com o nome de Oeiras, em homenagem ao ministro português Sebastião José de Carvalho Melo então conde de Oeiras e futuro Marques de Pombal.
 
Segundo o dicionário onomástico etimológico de língua portuguesa, Oeiras pode vir do latino aurarias, acusativo plural de auraria, "de ouro, esp. mina de ouro". Deste modo, o nome de Oeiras leva-nos a aproximar a fundação da povoação a eventuais atividades auríferas no local.

Oeiras é hoje um importante polo cultural do Piauí, sua diversidade é extensa e importante para o estado. Foi tombada pelo IPHAN no ano de 2012 como patrimônio cultural nacional, se assim reconhecida sua importância cultural no cenário piauiense e brasileiro.

A cidade é considerada um ponto de peregrinação de fiéis em diversas datas religiosas. A tradicional Semana Santa, maior festa religiosa da região, atrai pessoas de várias regiões do Piauí. A Procissão de Bom Jesus do Passos, a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz são uns dos mais significativos eventos da Primeira Capital piauiense.

Oeiras esta situada mais precisamente na menor região do sudeste piauiense, na microrregião de Picos. Por ter sido a primeira capital sua localização é estratégica, no centro do estado.

Várias atividades e eventos estão sendo pensados para serem realizados em 2017, ano em que a primeira capital do Piauí completa 300 anos de emancipação política.

 

 

Redação|Folhadeoeiras

Fotos: Jameson Campos

 

 

Emanuel Vital

Mais de Oeiras