Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Assembleia entrega Mérito Legislativo 300 Anos em solenidade em Oeiras

As comemorações pelos 300 anos de emancipação política de Oeiras tiveram um momento marcante nesta sexta-feira(15) com a solenidade de outorga da Medalha do “Mérito Legislativo 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Piauí”. Na oportunidade, a Assembleia foi instalada na primeira capital. 

O deputado Themístocles Filho (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, presidiu a solenidade que homenageou personalidades destacadas do passado e do presente, que prestaram relevantes serviços à cidade e ao estado do Piauí.

 “A medalha dos 300 anos de Oeiras, instituída pela resolução 486/2017, é outorgada aos agraciados, em momento único, nesta data, e por isso mesmo se reveste da mais significativa importância para o parlamento piauiense, para a cidade de Oeiras e para o Piauí”, disse o presidente da Alepi.

O decreto legislativo, aprovado por unanimidade do plenário, escolheu 13 personalidades para serem agraciadas com a medalha. 

Durante seu discurso em solenidade, o presidente da Alepi, relatou fatos históricos para a cidade de Oeiras e para o Piauí, como: o surgimento motivado pela criação de gado bovino, em meados do século 17, mais precisamente no ano de 1670. 

“Oeiras se destaca nacionalmente pela sua religiosidade e durante a Semana Santa são várias a manifestações religiosas, e acorrem para esta cidade, pessoas dos mais distantes localidades do Piauí e do Brasil. Falar da importância da cidade de Oeiras é falar da importância do próprio estado do Piauí, pois aqui nesta cidade estão consignados os registros mais importantes da história do nosso estado”, enfatizou.

Lembrando ainda outros fatos que marcaram a importância histórica da cidade, como: instalação da luz elétrica em 1937, instalação do colégio Costa Alvarenga em prédio próprio em 1938, instalação do cine teatro de Oeiras em 1940, criação da diocese em 1944, instalação do ginásio Oeirense em 1952, e na década de 70, no governo Alberto Silva, a grande revolução desenvolvimentista, com a chegada do sinal de TV e a modernização das estradas.

Na oportunidade, Themístocles Filho informou que está tentando junto ao Ministério da Educação e à presidência da república instalação em Oeiras e em Esperantina de um campus da Universidade Federal do Piauí.

“É uma enorme satisfação fazer parte do parlamento piauiense e conduzir tão significativa solenidade. Aproveito a oportunidade para reafirmar o meu compromisso pessoal e da Assembleia Legislativa do estado do Piauí, em trabalhar incansavelmente para o desenvolvimento do nosso Estado e lutar por novas conquistas que representem melhorias na qualidade de vida dos piauienses”, finalizou o presidente.

ATRAVÉS DO DECRETO LEGISLATIVO Nº 485, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2017, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA FORMALIZOU A OUTORGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO DOS 300 ANOS DA CIDADE DE OEIRAS, AOS SENHORES:

• ANCHIETA CLEMENTINO RAMOS SANTOS – DESCENDENTE DE MANOEL DE SOUSA MARTINS (VISCONDE DA PARNAÍBA);

• PAULO DE TARSO RIBEIRO GONÇALVES (IN MEMORIAN);

• PETRONÍLIA DO REGO AMORIM – DNA. PETINHA;

• JOSÉ WELLINGTON BARROSO DE ARAÚJO DIAS;

• WILSON NUNES MARTINS;

• BENEDITO DE CARVALHO SÁ;

• JUAREZ PIAUYENSE DE FREITAS TAPETY;

• LUCIANO NUNES SANTOS;

• EDILBERTO DINKELBORG;

• FLÁVIO ANTONIO MENDES DA SILVA – CONGOS DE OEIRAS;

• DOM INÁCIO FRANCISCO DE ARAÚJO COSTA (IN MEMORIAN);

• JOSÉ ISAIAS DA SILVA(IN MEMORIAN);

• MOISÉS ÂNGELO DE MOURA REIS, QUE FOI DEPUTADO ESTADUAL E SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA DO PIAUÍ.

Emanuel Vital

Mais de Acidente