Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Pensionista chora após ter solicitação negada pelo Iaspi: ???me sinto um nada???

Pensionista chora após ter solicitação negada pelo Iaspi: ???Eu me sinto um nada??? ??? Foto: TV Clube

 Pensionista chora após ter solicitação negada pelo Iaspi: ???Eu me sinto um nada??? ??? Foto: TV Clube

Usuários do Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (Iaspi) denunciaram dificuldades para conseguir marcar consultas e cirurgias pelo Plano de Assistência Médico Hospitalar, o Plamta. A diretoria do Iaspi afirma que auditorias médicas, que precisam ser realizadas antes da liberação dos pedidos, seguem prazos e protocolos de segurança.

A pensionista Claudete Maria Pereira esteve na manhã desta quarta-feira (2), na sede do Iaspi, no Centro de Teresina. Com o encaminhamento em mãos e diante da urgência das marcações solicitadas pelo médico, ela esperava obter a autorização, mas não conseguiu. Ao sair do lugar, consternada, não conseguiu segurar as lágrimas.

“Eu tenho trombose e faço o tratamento, e esse Iaspi aqui dificilmente libera. Se eu fizer um exame hoje, tenho que fazer um daqui a seis meses. Todo mês desconta do contracheque e nós não temos direito. Aí vai para televisão o diretor do IAPEP dizer que está tudo bacana, tudo normal. É mentira, tudo mentira. Eu me sinto um nada”, disse a pensionista.

O técnico em saúde bucal José Edvaldo Pereira também esteve na sede do instituto nesta quarta. Ele contou que tenta a três meses marcar uma cirurgia para a esposa, para a retirada de três pontos de aneurisma. Hoje ele tentou mais uma vez, e não conseguiu.

“A gente fez os exames no mês passado, e o médico falou que tinha que ser imediata essa cirurgia. Já está com mais de mês que a gente está correndo atrás da liberação dessa cirurgia e até hoje o Plamta nunca liberou. Eu sou contribuinte há 35 anos, chega a hora de precisar de uma cirurgia e um plano de saúde desses não cobrir?”, relatou.

A diretora geral do Iaspi, Daniele Aita, explicou que a auditoria médica tem o prazo de 21 dias para análise e validação das solicitações feitas ao plano, e obedece aos protocolos internos.

“É importante que sejam anexados exames complementares. Algumas vezes a auditoria solicita outras informações, inclusive solicita revisão de orçamento por parte do hospital quando há falta de material ou não há material adequado para o procedimento. A auditoria médica segue protocolos para validação e autorização de cirurgias e procedimentos, especialmente no caso de necessidade de mateirais e alto custo ou de OPME [Órteses, Próteses e Materiais Especiais]”, disse.

Atendimento online

Iaspi — Foto: Reprodução/TV Clube

Desde julho de 2020, o Iaspi passou a fornecer o serviço de telemedicina desde essa segunda-feira (27). O atendimento pelo plano foi alvo de reclamações de usuários que denunciaram dificuldade no atendimento médico através do plano durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o Iaspi, a plataforma é 100% digital e os segurados têm à disposição profissionais de Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Neurologia, Clínica Cardiológica, Pneumologia, Endocrinologia, Urologia, Ortopedia e Otorrinolaringologia.

Como funciona

Primeiramente, o segurado deve ligar para o hospital ou clínica pela qual deseja realizar a teleconsulta e marcar uma data de acordo com a disponibilidade. Em seguida, é preciso acessar o site http://iaspisaude.pi.gov.br/IapepSaude para realizar o cadastro e acessar plataforma com a matrícula do Iaspi e a senha.

Já no sistema, o usuário escolhe a opção 'sala virtual' para ver o calendário de consultas. Para conversar com o médico no dia marcado, é necessário ativar microfone e vídeo, além de ter uma boa conexão de internet. No caso de prescrição, o segurado receberá via SMS (mensagem de texto no celular) a Receita Digital, assinada pelo prestador e válida em todo o país.

Veja abaixo passo a passo completo:

Passo a passo para receber atendimento do Iaspi por telemedicina — Foto: Divulgação/Iaspi

 

G1|PI

Emanuel Vital

Mais de Saúde