Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Governador inaugura polo da Universidade Aberta em Oeiras

Durante a solenidade, o governador entregou dois tratores e deu por inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água e Módulo Sanitário Domiciliar.

Inaugurada UAB em Oeiras

 Inaugurada UAB em Oeiras

O governador Wellington Dias inaugurou, na tarde desta sexta-feira (29), o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na cidade de Oeiras. A cerimônia contou com a participação da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; do prefeito do município, Lukano Sá; do deputado federal Assis Carvalho; do senador Ciro Nogueira, do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, entre outras autoridades.

 

 

De acordo com o governador Wellington Dias, a UAB tem como objetivo atender a uma demanda cada vez maior de alunos. "Nós estamos expandindo esses serviços para que as pessoas possam estudar perto de onde moram", declarou o governador.

 

  

O Polo de Apoio Presencial da UAB da cidade de Oeiras ganhou reforma e ampliação e agora tem capacidade de atender mil pessoas. Foram construídos novas salas, uma coordenação, banheiros com acessibilidade e laboratórios. O polo oferece cursos de graduação e especialização.

 

 

O governador também anunciou que os municípios de Itainópolis, Palmeirais e Santa Cruz serão contemplados com polo de apoio presencial do programa Universidade Aberta ainda neste semestre. Hoje, no Piauí, existem 36 polos em funcionamento, com mais de 20 mil alunos.

 

 

"Nós acreditamos que a universidade tem muito a contribuir com o desenvolvimento de Oeiras e com o desenvolvimento do estado. Eu acredito que o governo do estado ainda fará muito pela educação do estado", declarou o reitor Nouga Cardoso.

 

 

Segundo a secretária Rejane Dias, a Secretaria de Educacao e Cultura (Seduc), responsável pela estruturação da obra, segue com o compromisso de expandir o ensino para o interior.  "Nós queremos que a educação avance cada vez mais. O que muda a vida das pessoas é a educação e, especialmente, o ensino superior. É muito importante garantir uma estrutura física para que as pessoas possam assistir aulas. Nós queremos ampliar cada vez mais, para que a educação atinja cada vez mais pessoas". A gestora acrescentou também que quer fazer com que Oeiras seja um polo educacional e, em breve, o município deve receber um campus da Universidade Federal do Piauí.

 

 

Durante a solenidade de inauguração da UAB, o governador Wellington Dias também deu por inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e Módulo Sanitário Domiciliar, dois tratores, sendo um agrícola e um esteira, para o município de Oeiras.

 

 

Universidade Aberta  
A UAB é um projeto criado pelo MEC em 2005, formado por instituições públicas de ensino superior que levam ensino de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta de cursos superiores ou que a demanda seja muito superior à oferta. Essa modalidade de ensino a distância utiliza-se de meios e das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, com professores e alunos desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

 

 

No Piauí, a expansão da UAB tem acontecido com grande êxito, com polos instalados em diversas regiões do Estado. A Seduc é responsável pela estruturação dos polos, na adaptação dos espaços físicos para execução descentralizada de funções didáticas e administrativas.

 

CCOM

Emanuel Vital

Mais de Charges