Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Copa do Mundo no Catar não terá consumo de álcool nos estádios

Só será permitido ingerir bebidas alcoólicas nas fanzones, locais previamente determinados onde os turistas podem assistir aos jogos

Consumo de cerveja era tranquilo na última Copa do Mundo, na Rússia. Situação no Catar ainda é incerta — Foto: Reuters

 Consumo de cerveja era tranquilo na última Copa do Mundo, na Rússia. Situação no Catar ainda é incerta — Foto: Reuters

Nos países em que a religião islâmica é a oficial, o consumo de álcool não é liberado em qualquer lugar. Isso também vai valer para a Copa do Mundo do Catar, neste ano. Segundo apuração da reportagem, não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, apenas em locais previamente determinados, as fanzones.

Beber em locais públicos no Catar é crime, e ficar bêbado na rua é correr risco de prisão, em flagrante. Mas, para quem é maior de 21 anos, há alternativas para consumir cervejas, vinhos, destilados ou coquetéis alcoólicos em restaurantes ou bares que possuam uma licença oficial.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Por conta da maior quantidade de turistas, há planos de que, no período do Mundial de 2022, outras fanzones abram em alguns lugares turísticos mais centrais, como o Parque Al Bidda e o Souq Waqif, na região comercial mais popular da cidade.

No entanto, ainda não está confirmado se haverá tolerância para outros pontos turísticos de Doha, como a Vila Cultural de Katara ou o calçadão à beira-mar da Corniche — onde hoje fica o relógio que conta os dias para o evento, e onde se planeja fazer outro ponto de concentração de torcedores, com música ao vivo e food trucks.

Nessas fanzones, em que o consumo de cerveja será liberado no Catar, a exclusividade de comercialização será da InBev, que, a exemplo do que fez no Mundial de Clubes de 2019, deverá disponibilizar produtos de seu portfólio. A venda de bebidas destiladas, porém, não será permitida nesses locais, apenas em bares, restaurantes ou hotéis.

Prepare o bolso

Como o álcool é bastante taxado nesse país (como o cigarro, as bebidas estão incluídas no que eles chamam de "impostos do pecado"), esses locais em Doha cobram cerca de R$ 70 por uma garrafa de cerveja pequena. Se a Copa do Mundo de 2022 seguir a tendência do Mundial de Clubes da Fifa, realizado em Doha há três anos, custará menos beber uma cerveja nas chamadas fanzones, os pontos de encontro para torcedores, com telão, shows de música com DJs, barraquinhas com produtos de patrocinadores e pontos com comida e bebida, com cerveja liberada durante os jogos do Mundial.

Em 2019, quando o Flamengo jogou no Catar, o preço da cerveja era cerca de 50% menor na fanzone, que ficava localizada atrás do Clube de Golfe de Doha, e que será utilizada também na Copa do Mundo. "Nesses lugares específicos, nossos visitantes poderão desfrutar uma cerveja", disse Hassan al-Thawadi, o secretário-geral do Comitê Supremo de Entrega e Legado do Catar. "O álcool não faz parte da nossa cultura, mas a hospitalidade sim."

R7.com

Mais de Esportes