Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Vacinação: São Luís é a 1ª capital a iniciar aplicação da 3º dose contra a Covid-19

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

A capital do Maranhão, São Luís, iniciou nesta quinta-feira (26) a aplicação da 3ª dose da vacina contra Covid-19. Segundo Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), é a primeira capital a adotar a recomendação do Ministério da Saúde. Os primeiros a receberem a imunização são os idosos que vivem em instituições de longa permanência (ILPI's), com idade a partir de 70 anos, de acordo com a Prefeitura da capital.

Para o restante do estado, a previsão é que a dose de reforço seja aplicada a partir de 15 de setembro, segundo informe da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Neste primeiro momento da campanha de reforço, a vacina será destinada para os idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) como, por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetível a infecções.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Quem tomou as duas doses da Coronavac ou da Astrazeneca, vai receber a 3ª com a Pfizer. É o que especialistas chamam de reforço heterólogo.

Intervalo de doses

Segundo o Ministério da Saúde, o intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca será reduzido a partir de setembro: passará de 12 semanas para 8 semanas.

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

 

MN

Emanuel Vital

Mais de