Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Para evitar golpes, Pix limita operações noturnas; veja regras

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. (Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil)

 Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. (Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil)

O Banco Central (BC) anunciou novas regras de segurança para o Pix. Desta vez o banco criou mecanismos para auxiliar o cliente a escolher o melhor horário noturno de realizar suas transações. Outra novidade é a possibilidade de recuperar o dinheiro, caso seja vítima de golpes. A informação foi divulgada pelo BC nesta segunda-feira (22).

A nova regra permite ao cliente escolher a faixa do horário noturno para operações do Pix com valores limitados até R$ 1 mil. Esse horário pode ser das 20h às 6h, como é o padrão atual, ou das 22h às 6h.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

De acordo com informações do BC, as alterações são feitas a pedido do cliente, e os bancos precisam disponibilizar essa opção até o dia 22 de julho de 2022. O cliente pode ainda solicitar o aumento ou redução de limite para transferências na faixa de horário noturno.

Contra fraudes
Para ampliar a segurança do Pix, o BC também anunciou na última semana duas novas ferramentas: bloqueio cautelar e mecanismo especial de devolução. Os mecanismos vão mudar o tratamento a situações de fraude ao facilitar a comunicação e agilizar o processo de eventual bloqueio e devolução de recursos.

No caso do bloqueio cautelar, o próprio banco que detém a conta do recebedor do valor suspeita de uma situação de fraude e pode efetuar um bloqueio preventivo do dinheiro por até 72 horas.

 

Edição|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de