Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Representantes da Fapepi apresentam novo núcleo em Oeiras

Durante a última sexta-feira (27), o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, esteve em reunião com professores e gestores de universidades e do ensino médio e fundamental no Espaço da Cidadania de Oeiras, para discussão sobre a implantação do núcleo da Fapepi no município. Na oportunidade, foi apresentado aos participantes como a instituição funciona e em que áreas os auxílios financeiros podem ser concedidos.

 

Para Francisco Guedes, "a Fapepi tem a intenção de apoiar as pesquisas desenvolvidas na região, nós vamos buscar as instituições e queremos que elas também nos procurem. Essa é mais uma ação do processo de interiorização da Fapepi, nossa intenção é que novos núcleos sejam implantados em outros municípios do Estado. Tivemos, ainda nesta oportunidade, em Oeiras, a presença do governador, Wellington Dias, que autorizou o lançamento do edital da Fapepi no valor de R$ 100.000, 00 (cem mil reais) para pesquisas científicas e tecnológicas voltadas para o ensino médio e fundamental, dentro do programa de popularização da ciência".

 

O governador, Wellington Dias, assinou o edital de Popularização da Ciência durante o evento de inauguração da reforma do Sobrado Major Selémerico, evento que o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, também acompanhou.

 

A coordenadora do núcleo, Daniela Savana, ressaltou os objetivos da instalação da Fapepi em Oeiras. "A princípio nós estamos mostrando os projetos desenvolvidos pela Fapepi, nossa intenção é que os alunos de Oeiras sejam apresentados à pesquisa científica o mais cedo possível, estamos articulando a integração entre as instituições para que isso seja possível".

 

Segundo o Diretor do Campus da Uespi, em Oeiras, Harlon Homem, "por vezes, várias ações ficavam concentradas em Teresina e não eram interiorizadas, a abertura do Núcleo em Oeiras, facilita nossa relação com a instituição e acaba beneficiando não só Oeiras, mas os campus próximos como Picos e Floriano".

 

Participaram do encontro representantes do Instituto Federal de Educação (IFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do Instituto Histórico de Oeiras, da Polícia Militar e das secretarias estadual e municipal de educação.

 

"Essa parceria é muito importante. Nosso objetivo aqui no campus de Oeiras é promover uma educação de excelência voltada para as demandas sociais. Eu vejo nessa parceria a possibilidade do desenvolvimento de estudos que possam ser acompanhados de perto pela Fapepi e que venham a contribuir para o desenvolvimento de nossas comunidades", destacou o professor do IFPI, Adriano Ferreira.

 

CCOM

Emanuel Vital

Mais de Tecnologia