Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Instituições Culturais promovem 12ª Primavera dos Museus em Oeiras

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Cultura, o Centro Cultural Major Selemérico e o Museu de Arte Sacra em parceria com o IBRAM e com instituições educacionais e culturais da cidade promovem a 12ª Primavera dos Museus que acontecerá de 17 a 23 de setembro, e tem como tema; “Celebrando a Educação em Museus”.

O IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) propõe que essa edição da Primavera dos Museus ofereça às instituições museológicas e aos processos museais a oportunidade de celebrar a educação museal no Brasil. Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos. Assim, o tema desse ano vem celebrar a dimensão educativa dos museus, em todos os seus aspectos, e sua importância na dinamização dos espaços museais.

Em Oeiras teremos uma programação diversificada composta por bate-papos, visita mediada, exposição, show musical, posse do Conselho de Cultura, palestras e estudo de obras literárias. As atividades acontecerão na Escola Família Agrícola Dom Edilberto EDinkelborg – Comunidade Caldeirões, Museu de Arte Sacra, Centro Cultural Major Selemérico, Solar das 12 Janelas (sede do IHO e do Conselho de Cultura) e Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

São realizadores e parceiros do evento, o IBRAM, MAS, Paróquia Nossa Senhora da Vitória – Diocese de Oeiras, Centro Cultural Major Selemérico, Conselho Municipal de Cultura, Instituto Histórico de Oeiras, Confraria Eça Dagobertiana, SECULT e SEMED – Prefeitura de Oeiras, Escola Família Agrícola (FUNDED), OAB Subseção Oeiras e Secretaria de Estado da Cultura.

PROGRAMAÇÃO

17/09/2018

8h às 10h – Bate-papo sobre Educação Museal com alunos e professores da Escola Família Agrícola Dom Edilberto Dinkelborg – Comunidade Caldeirões.

17/09/2018 a 23/09/2018

8h às 12h – Visita mediada às instituições museais (Centro Cultural Sobrado Major Selemérico, Solar das 12 Janelas – sede do Conselho Municipal de Cultura e do Instituto Histórico de Oeiras e Museu de Arte Sacra).

18/09/2018

20h – Palestra “Esperança Garcia: resistência e luta”, proferida pela advogada Sânia Mary Mesquita.

Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Professor Possidônio Queiroz.

20/09/2018

19h30min – Posse da Diretoria do Conselho Municipal de Cultura.

20h- Apresentação do Grupo de Bandolins da Escola Dona Petinha.

20h30min – Abertura da exposição “Dom Edilberto Dinkelborg: Memórias Colhidas no Chão do Sertão” – Solar das 12 Janelas.

21/09/2018

20h – Análise do livro “De Oeiras a Oeiras pelo Recife”, do escritor oeirense Dagoberto Carvalho Jr, pela Confraria Eça-Dagobertiana – Centro Cultural Sobrado Major Selemérico.

ASCOM

Emanuel Vital

Mais de Cultura