Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Filho de piauienses, Ibaneis Rocha toma posse como governador do Distrito Federal

Hugo Barreto/Metrópoles

 Hugo Barreto/Metrópoles

De família piauiense, Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse como 19º governador do Distrito Federal às 11h39 desta terça-feira (01/01). Nascido em Brasília, o novo chefe do executivo do DF, já morou por muitos anos no município de Corrente, a 845km de Teresina. Durante o primeiro discurso no cargo, ele se comprometeu a fazer “política com P maiúsculo”.

“Só se faz política com políticos. Temos que encarar que só através da política se fazem as transformações sociais”, declarou.

As promessas de Ibaneis
Ao prestar juramento, ele prometeu respeitar a Lei Orgânica do DF e promover o bem geral do povo da capital federal. Neste momento, o governador fez uma brincadeira com o microfone que não funcionava: “Já começa com problema?”

A cerimônia ocorreu no auditório da Câmara Legislativa, com a presença de autoridades como o presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto; a presidente do TCDF, Anilceia Machado; o presidente do TJDF, Romão Oliveira; e a presidente do TRE-DF, Carmelita Brasil.

O discurso
Durante o primeiro discurso depois de ser empossado como governador, Ibaneis lembrou o começo da campanha, quando ainda não tinha definição sobre qual partido pretendia se candidatar.

Segundo ele, a vontade de se candidatar veio de um sonho de “poucos malucos” e que foi “muito bem recebido no MDB, que não fez qualquer espécie de cobrança”.

Ibaneis também mencionou quando começou com menos de 2% de intenções de voto e depois venceu nas urnas no segundo turno.

“Muitos se perguntam que fenômeno foi esse. O fenômeno não foi o governador. São as pessoas.”

Ibaneis disse que vai focar no bom relacionamento com os deputados distritais porque aprendeu, na carreira, a ouvir as demandas que chegam a ele.

A missa
No início da manhã, Ibaneis assistiu a uma missa no Santuário Dom Bosco. Ele chegou ao local pouco antes das 8h, acompanhado da mulher, Mayara Noronha, e da mãe, Maria Mercedes. O evento foi o primeiro compromisso do político no marco inicial do mandato.

A cerimônia foi celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. Além do vice-governador, Paco Britto, compareceram ao evento familiares e integrantes do primeiro escalão. Cerca de mil pessoas estavam na igreja.

 

Oitomeia

Emanuel Vital

Mais de Polícia