Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Professora Paulina Almeida cobra na Câmara Federal responsabilidade com precatórios do FUNDEF

Foto: divulgação

 Foto: divulgação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debateu no último dia 17 de maio o destino dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Entre os debatedores, a presidente do SINTE Piauí, Paulina Almeida chamou atenção para que os recursos contemplem todos os profissionais da educação, inclusive os aposentados.  

A principal questão debatida durante a audiência pública foi o destino de parte desses recursos ainda não pagos – mais especificamente sobre se ele seria usado a critério dos gestores em educação, ou se teria como destino abonos a serem pagos a professores e demais profissionais da área.

Na discussão de hoje, deputados, autoridades e representantes de professores e de municípios debateram a subvinculação do Fundef em relação aos 60% que deveriam ter como destino os profissionais da educação.

Aposentados

A professora Paulina Pereira criticou a falta de compromisso de diversas autoridades municipais com a educação que, segundo ela, teriam inclusive dito que professores aposentados não teriam direito ao abono. “Dizer que aposentados não têm esse direito é o maior absurdo da história do Brasil. Por que vocês não criticam os gestores que não pagam o piso mínimo aos professores? Isso não os preocupa?”, questionou. “De fato é absurda essa ideia de dizer que professores enriqueceriam caso recebessem esse abono. E é até injusto pensar que os aposentados não poderão receber nada, após terem doado as suas vidas pela educação”, afirmou o deputado José Ricardo (PT-AM).

 

*Com informações da agência brasil

Emanuel Vital

Mais de Educação