Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Municípios do Vale do Canindé em situação de emergência devido a estiagem no Piauí

Foto de Honório Barbosa

 Foto de Honório Barbosa

O governador Wellington Dias assinou decreto nº 19.692 que declara situação de emergência nas áreas de 36 municípios afetados pela seca. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (26). No território Vale do Canindé quatro municípios foram abrangidos pelo decreto em razão da estiagem, são eles: Floresta do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santo Inácio do Piauí e Wall Ferraz.

Clique aqui e confira o decreto na íntegra

Segundo o decreto, foi considerada a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios piauienses, sobretudo os da região do semiárido, em especial dos aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da SEMAR provenientes das estações de acompanhamento do INMET e ANA.

Consta ainda que levantamento sistemático da produção agrícola realizado pelo IBGE demostra que a safra no Estado, em especial nos municípios do semiárido, ainda não foi totalmente restabelecida e que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água dos municípios, além dos frequentes registros de exaustão de água nos poços artesianos localizados na região do sedimentar cristalino.

Com o decreto, ficam acionados, em sua plenitude, os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

Confira abaixo a lista dos 36 municípios

Acauã

Alagoinha

Alegrete do Piauí

Avelino Lopes

Belém do Piauí

Bonfim do Piauí

Caldeirão Grande Campinas

Campo Alegre do Fidalgo

Capitão Gervásio Oliveira

Caracol Curimatá

Fartura do Piauí

Floresta do Piauí

Francisco Macedo

Francisco Santos

Fronteiras

Guaribas

Itainópolis

Júlio Borges

Jurema do Piauí

Lagoa do Barro

Marcolândia

Massapê do Piauí

Monsenhor Hipólito

Morro Cabeça no Tempo

Padre Marcos

Pio IX

Queimada Nova

Santa Cruz do Piauí

Santo Inácio

São Braz do Piauí

São Julião

São Lourenço

Várzea Branca

Wall Ferraz

 

Com informações de GP1

Emanuel Vital

Mais de Geral