Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Idoso de 69 anos pode ser o primeiro caso registrado da variante Delta no Piauí

Hospital Unimed na Primavera (Foto:Ricardo Morais/OitoMeia)

 Hospital Unimed na Primavera (Foto:Ricardo Morais/OitoMeia)

Profissionais do Laboratório Central do estado do Piauí (Lacen) está investigando o material de um homem de 69 anos, que está internado no Hospital da Unimed, em Teresina, com a suspeita de ter contraído a variante Delta. O paciente identificado pelas iniciais J.G.A.S, é natural do município de São João do Piauí, e esteve em São Paulo, no último dia 07 de agosto, visitando um irmão que já foi confirmado com a nova variante da Covid-19.Segundo fontes do OitoMeia, o paciente chegou ao Piauí no dia 10 de agosto e, mesmo imunizado com a vacina CoronaVac, ele começou a apresentar sintomas. Após realização de testes o idoso testou positivo para a doença e precisou ser internado. Exames revelaram que ele apresentou 70% do pulmão comprometido e apresenta tosse seca.

O material do paciente foi coletado e está sendo realizar testes mais detalhados para saber se esse é o primeiro caso da variante Delta no Piauí.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Em nota, o Hospital Unimed confirmou que o paciente testou positivo para Covid-19, porém análises estão sendo feitas pelo Lacen para saber se é ou não a variante Delta.

NOTA DO HOSPITAL UNIMED

O paciente está internado no Hospital Unimed Primavera (HUP) e testou positivo para Covid-19, porém, até o momento, não se confirmou a contaminação pela variante Delta. O Lacen informou ao HUP que está investigando o genótipo do agente contaminante. Essa pesquisa da variante é realizada fora do Piauí, demandando um tempo maior para dirimir a dúvida levantada. Em tempo, o material já foi encaminhado pelo Lacen para a investigação.

O que é a variante delta?

Ela foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2020 e, rapidamente, tem se tornado a principal versão do vírus pelo mundo. Ela é uma das muitas versões do coronavírus que já foram identificadas pelo mundo e ganhou o nome de delta.

Por que a variante delta preocupa?

Porque ela tem uma capacidade maior de infectar as pessoas e de se espalhar. Ela é 50% mais rápida que a primeira variante do coronavírus, a alfa. Esta, por sua vez, era 50% mais rápida do que a versão original do coronavírus causador da covid-19. Os cientistas explicam que uma pessoa infectada com o coronavírus original pode infectar até 2,5 pessoas. Se a infecção for com a variante delta, esse número chega a 4 pessoas.

Pessoas vacinadas precisam se preocupar?

Conforme o que sabemos até agora, quem já está totalmente imunizado também tem proteção contra a delta. Pessoas não-imunizadas e criança são as que estão em risco. Mesmo assim, todo mundo deve continuar se protegendo para evitar que variante delta se espalhe ainda mais.

 

Fonte: oitomeia

Emanuel Vital

Mais de Saúde