Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Oeiras registra temperatura de 41ºC após amanhecer coberta por nuvem de fumaça

Foto: folhadeoeiras

 Foto: folhadeoeiras

Na manhã desta quarta-feira,22, muitos oeirenses acordaram com a cidade tomada por uma espessa nuvem de fumaça. De vários bairros da cidade foi possível perceber o fato.

Muito provavelmente a fumaça que pairava pela cidade é proveniente de incêndios nos arredores da cidade que estiveram ou estão ativos nos últimos dias.

No início do mês de agosto, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já mostravam a cidade entre as que mais registraram focos de queimadas no estado do Piauí.

A fumaça das queimadas eleva os problemas respiratórios e, consequentemente, faz crescer a procura por serviços de saúde por causa de complicações respiratórias. As consequências para a saúde, segundo os especialistas, atingem principalmente idosos e crianças, por conta, por exemplo, da maior suspensão de partículas na atmosfera, das altas temperaturas e da baixa umidade.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Temperatura altíssima

O calor também tem sido intenso com o período mais quente e seco no estado do Piauí, o chamado B-R-O Bró, entre os meses de setembro e dezembro. De acordo com a meteorologia dos institutos INPE e INMET nesta quarta-feira,22, a cidade de Oeiras registra temperatura máxima de 41ºC.

A razão para tanto calor em Oeiras nesse período se deve a presença de uma forte massa de ar quente e seco que está sobre o Nordeste que influencia as condições do tempo proporcionando sol forte e calor intenso, associado a isso uma baixa umidade do ar.

Radiação Ultravioleta

Ainda segundo a previsão, neste período de elevadas temperatura a cidade de Oeiras está com seu índice de radiação ultravioleta em seu nível extremo. Em uma escala de radiação ultravioleta que vai de 1 a 14, o índice de radiação ultravioleta na cidade é 12, ou seja, extrema radiação.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para todas as cidades do sertão piauiense e em boa parte do sertão nordestino nesta quarta-feira (22). Nessa região, incluindo Oeiras, a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%, o que é considerada umidade de deserto provocando risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

 

Redação|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de Oeiras