Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Em Oeiras, moradores do Bairro Uberaba reclamam do SAAE por constantes falta de água

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

Moradores do bairro Uberaba I, em Oeiras, reclamam da falta de água diária nas torneiras. Segundo informações passadas ao folhadeoeiras, a reclamação não é nova, mesmo assim a solução nunca chega.  

De acordo com os moradores, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19 onde as pessoas precisam manter a higiene pessoal como medida essencial contra a doença, a população do bairro sofre com a falta d’água que chega a ocorrer várias vezes ou até por dias seguidos em alguns casos.

A comunidade do bairro Uberaba I se manifestou por meio de nota de repúdio. Na cobrança, a população responsabiliza o prefeito municipal de Oeiras, José Raimundo (Progressistas) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) pela situação e cobra solução do problema.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

“O problema da falta de água no bairro é recorrente e persiste a vários anos. A comunidade cresceu muito e devido a isso, o poço que abastece não é mais capaz de atender a demanda. Ressalto que isso acontece em parte do bairro, a mais antiga, e atinge várias residências, fato esse que leva a alguns desinformados ou mal intencionados a propagarem o discurso de que está tudo bem com o abastecimento de água da comunidade”, destacou uma moradora ouvida pelo folhadeoeiras.

Procurado pelo folhadeoeiras, o SAAE informou por meio de nota que a situação ocorre, pois o poço que há na região perfurado pelo poder público municipal em gestões anteriores não foi perfurado com a profundidade adequada, e não possui água suficiente para atender a demanda de todo o bairro.

O órgão enfatiza que já está em processo de doação de um novo terreno onde será perfurado um novo poço. A partir do momento de regularização da documentação do terreno, as obras serão iniciadas, visando atender toda a região.

 

Nota de repúdio

A comunidade do Bairro Uberaba I, localizado no município de Oeiras - PI vem manifestar oseu repúdio em decorrência da falta de assistência e inércia do gestor municipal, prefeitoJosé Raimundo, e do órgão responsável pelo fornecimento e abastecimento de água eesgoto desta cidade ( SAAE), o ato repudiado consiste na inatividade e desinteresse porparte dos mesmos em solucionar o problema da falta de água no bairro, soma-se a issouma rede de esgoto inacabada, pavimentação incompleta, inexistência de espaços de lazer,iluminação pública e programas de assistência social para atender aqueles em situação devulnerabilidade, a saber os jovens.Estamos em tempos de pandemia do Covid-19 e mesmo assim a comunidade do BairroUberaba I é maltratada pela falta do líquido precioso, a água, visto que a escassez chega aocorrer várias vezes ao dia ou até dois dias ou mais em algumas residências.

O repúdio também é motivado pelo fato de que tanto a gestão municipal como o chefe doórgão competente e vereadores ( passivos e inertes) são conhecedores da situação e alémde promessas nada fazem. Sendo que não é mais momento de pôr a culpa em gestõesanteriores, visto que o grupo atual está a mais de uma década à frente da cidade, ou seja,tempo suficiente para buscar uma solução para os problemas atuais, além do mais nãoqueremos saber de partidarismos, mas atender nossos anseios.

Diante disso as famílias deste bairro, prejudicadas pela falta de serviço, assistência ecomprometimento com o nosso bem estar social por parte do poder público municipal, nãoiremos mais tolerar em silêncio esse descaso e exigimos na condição de cidadãosprovidências no sentido de solucionar os problemas que nos assola.Oeiras, 28 de setembro de 2021.

Oeiras, 28 de setembro de 2021.

 

Nota de Esclarecimento

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras (SAAE) vem a público esclarecer os fatos a respeito do fornecimento de água no Bairro Uberaba I. Informamos à população que havia um poço na região perfurado pelo poder público municipal em gestões anteriores, o mesmo fornecia água de forma gratuita aos moradores da localidade. No entanto, o poço não foi perfurado com a profundidade adequada, e não possui água suficiente para atender a demanda de todo o bairro.

Enfatizamos que o SAAE já está em processo de doação de um novo terreno onde será perfurado um novo poço. A partir do momento de regularização da documentação do terreno, as obras serão iniciadas, visando atender toda a região.

O SAAE ressalta que os moradores dessa região não pagam pelo serviço de distribuição de água, e somente após a perfuração do novo poço e regularização do fornecimento, é que será realizada a cobrança da tarifa.

Assuéro Rêgo

Diretor do SAAE Oeiras

 

Redação|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de Oeiras