Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Bela Vista do Piauí suspende eventos e implanta toque de recolher após aumento de casos de Covid-19

Foto: Divulgação prefeitura de Bela Vista

 Foto: Divulgação prefeitura de Bela Vista

O prefeito de Bela Vista do Piauí, Francisco de Sousa Neto (PT), publicou decreto de nº 046/2021, no Diário Oficial dos Municípios de 21 de outubro implantando medidas restritivas na cidade, como a suspensão da realização de eventos e toque de recolher após aumento de casos de Covid-19.

As medidas restritivas já entraram em vigor e seguem até o dia 1º de novembro deste ano. No Piauí, o governador Wellington Dias (PT) já autorizou a realização de eventos em espaços abertos, com até 500 pessoas, funcionamento de bares e restaurantes até 1h, não existe mais o toque de recolher e autorizou o retorno das aulas presenciais.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edigar Sousa, municípios da região, como Simplício Mendes, que fica a 15 km de distância, registraram um aumento nos casos. Como há muita circulação entre os moradores da região, as medidas sanitárias foram implementadas.

“Como as cidades vizinhas estão restritas com decretos e limitando muitas coisas, é uma situação complicada, pois o deslocamento da população para essas cidades vizinhas é constante. Então é uma questão de preocupação, pois se esses municípios possuem restrições e nós ficarmos sem, pode ocasionar o deslocamento dessas pessoas de cidades próximas para a nossa e aumentar o contágio”, explicou.

Edigar Sousa explicou que o município também registrou um pequeno aumento dos casos. “Estávamos seguindo as orientações e normas do estado, porém tem a situação de cidades vizinhas e nós também tivemos alguns casos consideráveis recentemente. Inclusive, teve um óbito de uma criança que estava com Covid-19”, destacou.

Ele ainda pontuou que a vacinação é a principal resposta para a diminuição dos casos.

"Tenho fé que com o avanço da vacinação a gente consiga diminuir o máximo possível de casos de Covid-19. A vacina é basicamente a única forma de conter o avanço dessa doença", finalizou.

Medidas adotadas

Entre as medidas adotadas está a suspensão das atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, como por exemplo, paredões, músicas ao vivo, som automotivo, atividades esportivas (torneio, boiões, vaquejadas) em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes e estabelecimentos similares bem como lojas de conveniência, só poderão funcionar até as 23h, sendo vedada a realização de festas, eventos, dança, ou qualquer atividade que gere aglomeração.

Está proibida a realização de atividades esportivas em espaços públicos ou privados. As aulas presenciais também estão proibidas.

Também foi adotado um toque de recolher no período de 00h até as 5h, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade. O comércio pode funcionar até as 22h.

Dados

Atualmente o município possui 341 casos confirmados, 7 óbitos e 8 pessoas em isolamento domiciliar.

Já foram aplicadas 5.506 mil doses, sendo a primeira dose para 3.008 pessoas, e 2.412 com a segunda dose, 70 receberam a dose única e 16 a dose de reforço, segundo os dados do Vacinômetro da prefeitura. O município já está vacinando adolescentes de 16 a 17 anos.

 

G1 Piauí

Emanuel Vital

Mais de Cidades