Curta a nossa p?gina
03/01 21h24 2022 Você está aqui: Home / Oeiras Emanuel Vital Imprimir postagem

INMET Coloca Oeiras em alerta máximo para chuvas intensas, especialistas explicam

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na tarde desta segunda-feira (3), o alerta vermelho (grande perigo) em Oeiras e quase todo o estado do Piauí, por conta das chuvas para as próximas 24 horas.

De acordo com o aviso do instituto meteorológico, a indicação é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia com ventos superiores a 100 km/h.

O professor Emanuel Vital que tem formação na área de Eventos Atmosféricos Severos explicou sobre as fortes chuvas que estão ocorrendo em Oeiras nesse período. O geógrafo explicou que há uma junção de fatores que estão provocando as fortes chuvas. “Nesse momento temos muita umidade vinda da região amazônica o que é normal para esse período do ano na região. Segundo, o aquecimento do oceano Atlântico e ainda os efeitos da Zona de Convergência do Atlântico Sul. A ZCAS, nada mais é do que uma frente fria estacionária que deixa as chuvas constantes em um intervalo de uma semana ou mais”, explica o professor.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Professor Emanuel Vital tem formação na área de Eventos Atmosféricos Severos

Já o professor Antônio Julimar Marinho que faz monitoramento de chuvas em Oeiras confirma que a cidade quase superou em apenas três dias, a meta de chuvas para todo o mês de janeiro. O geógrafo que tem estudo em Eventos Atmosféricos Severos afirmou que a chuva ocorrida em Oeiras nesta segunda-feira,03, foi de 170mm. “Foi uma chuva bem acima da média. É um volume de chuvas muito grande em pouco tempo, por isso, tantos transtornos causados em Oeiras”, informou.  

Professor Antônio Julimar Marinho faz monitoramento de chuvas em Oeiras

O climatologista Werton Costa explica que o Piauí passa por condições que favorecem esta instabilidade meteorológica. “É a Zona de Convergência do Atlântico Sul que está despejando quantidades imensas de umidade sobre o território piauiense e favorecendo chuvas localizadas na Grande Teresina, Médio Parnaíba e no Extremo Sul do Piauí”, disse Werton.

Climatologista Werton Costa (Foto: Elias Fontinele)

O alerta vermelho do INMET sugere que a população tenha bastante cuidado em razão do grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

 

Redação|Folhadeoeiras


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.