Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Oeiras registra uma das menores umidades relativa do ar do país; Inmet faz alerta

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

Oeiras. Foto: reprodução

 Oeiras. Foto: reprodução

Várias cidades do Piauí apareceram como registro de baixo indice de umidade relativa do ar no Brasil. O município de Canto do Buriti, distante 407 km de Teresina, registrou no domingo (7) a menor umidade relativa do ar do país, com apenas 11%, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para esta segunda-feira (8), o instituto ainda emitiu um alerta amarelo e laranja de baixa umidade que afeta 181 municípios do Piauí.

Além de Canto do Buriti, que apareceu em primeiro lugar após registrar 11%, outros dois municípios também entraram no Top 20 das cidades com a menor umidade relativa. Oeiras apareceu em 6º lugar com 13% e São João do Piauí, em 19º lugar com 14%.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.  Abaixo desse percentual, é preocupante, pois pode causar problemas respiratórios, podem aparecer problemas oculares, alergias, sangramentos nasais e outros problemas.

Calor

Ainda ontem, dois municípios do estado também apareceram entre os que registraram as maiores temperaturas do país. Bom Jesus, apareceu em 14º, e Campo Maior, em 15º, ambas com 37,1 °C. No país, a cidade que registrou a maior temperatura foi Querência, em Mato Grosso, com 38,2 °C.

Mais alertas

Nesta segunda-feira, boa parte do Piauí está com alerta amarelo e laranja de baixa umidade.

O alerta laranja é para 47 municípios com umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais, além de outros problemas de saúde como ressecamento da pele, boca e desconforto nos olhos. É importante evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e atividades físicas não são recomendadas.

Entre os municípios dessa área estão localizados na região Sul do estado, como Anísio de Abreu, Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Bertolínia, Bom Jesus, Corrente, Curimatá, Gilbués, Manoel Emídio, Pavussu, Santa Luz, Uruçuí, entre outros.

Foto: Inmet

Já o alerta amarelo é para 181 municípios, sendo que parte dele abrange a mesma área do alerta laranja. Nessa região, a umidade relativa do ar vai variar entre 20% e 30%, é importante beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição nas horas mais quentes.

Nessa área estão os municípios de Teresina, Alto Longá, Altos, Amarante, Arraial, Bocaina, Barro Duro, Campo Maior, Caracol, Dom Expedido Lopes, Fartura do Piauí, Floriano, Fronteiras, Miguel Leão, Nazária, Simões, Sussuapara, entre outros.

Foto: Inmet

Cidadeverde.com

Mais de Geral