Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

PF investiga coação de eleitores em presídio para favorecer Rejane Dias e Dr. Hélio

A promotora ao analisar a relação de votos dos presos provisórios por local de votação nas eleições de 2022.

Foto: Viagora

 Foto: Viagora

A Polícia Federal encaminhou despacho para o Ministério Público Eleitoral solicitando a prorrogação de prazo para a conclusão de Inquérito Policial que investiga possível crime de coação eleitoral praticada por servidor público da Penitenciária de Picos. O despacho foi emitido no dia 22 de dezembro e no dia 10 de janeiro deste ano os autos foram remetidos ao MPF e para o juízo eleitoral da 10ª Zona Eleitoral. 

As investigações preliminares apontam para possível favorecimento dos candidatos Rejane Dias (PT), atualmente conselheira do Tribunal de Contas do Estado, e Dr. Hélio (MDB), respectivamente candidatos a deputada federal e deputado estadual nas eleições de 2022.  

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Instauração do Inquérito 

A Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal no Piauí baixou Portaria instaurando Inquérito Policial nº 2022.0074301 em 24 de outubro do ano passado, a cargo do delegado Leonardo Portela Leite, para investigar se servidor público que trabalhava no presídio de Picos fomentou para que detentos votassem nos candidatos a deputado estadual Dr. Hélio e na deputada federal Rejane Dias.  

O delegado determinou o deslocamento de uma equipe para o presídio afim de realizar “oitivas necessárias sobre os fatos, por exemplo, entre alguns detentos, agentes penitenciários e mesários que trabalharam na seção instalada no presídio, bem ainda, casa entendido como necessário, obter as imagens da votação do primeiro turno e períodos anteriores que possam comprovar a prática de algum crime eleitoral (coação ou corrupção eleitoral)”.  

Procedimento eleitoral do MPE 

O Inquérito Policial aberto pela PF é consequência do Procedimento Preparatório Eleitoral nº 02/2022 instaurado pelo Ministério Público Eleitoral para investigar suposta prática de captação ilícita de voto na penitenciária José de Deus Barros. O procedimento foi aberto no dia 13 de outubro de 2022 pela promotora eleitoral Romana Leite Vieira. 

A promotora ao analisar a relação de votos dos presos provisórios por local de votação nas eleições de 2022, notou uma grande discrepância de votos obtidos por dois candidatos na penitenciária de Picos: Rejane Dias obteve 43 votos e Dr. Hélio 46 votos. Os demais candidatos, incluindo os da região do município, obtiveram em média 2 votos. Confira a votação dos candidatos da região de Picos: Nerinho 2 votos; Aldo Gil 1 voto; Severo Eulálio 1 voto; Xandu Neri 7 votos; Wilson Martins 1 voto; Beel da Silva 1 voto. 

“É de causar estranheza que a distribuição de votos assim ocorra dentro da Penitenciária de Picos, uma vez que se trata de uma casa de custódia regional, que recebe presos de uma macrorregião de cerca de cinquenta municípios e a influência política dos locais de origem não exerça qualquer ação sobre os aprisionados. Mais estranho se torna quando se verifica que os candidatos mais votados na instituição penal têm suas bases eleitorais em São João do Piauí e Parnaíba, cidades deveras distantes de Picos”, salienta a promotora. 

A representante do órgão ministerial estranhou que os custodiados do presídio por se encontrarem em contato apenas com colegas de cela, os agentes penais e a direção do presídio, tenham conseguido reunir votos em torno de dois candidatos em detrimento dos da própria região. 

Diante das suspeitas de possível influência da direção do presídio em favor dos candidatos Rejane Dias e Dr. Hélio e no desdobramento do fato podendo acarretar em crimes de natureza cível e criminal, a representante do MPE encaminhou os autos para a Procuradoria Regional Eleitoral. 

Outro lado

Procurado pelo Viagora, Dr. Hélio informou que desconhece o inquérito. A reportagem também tentou contato com a conselheira Rejane Dias, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.

Mais de Política