O Centro Estadual de Tempo Integral Farmacêutico João Carvalho está em festa com a aprovação de cinco de seus estudantes contemplados com bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJr) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico trata-se de uma agência governamental, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que tem como finalidade o fomento da pesquisa científica e tecnológica, e o incentivo a formação de pesquisadores no Brasil.
+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK
+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM
+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE
A escola tem procurado desenvolver um trabalho educacional voltado ao fomento do protagonismo estudantil para o desenvolvimento de múltiplas competências dos seus discentes. Os estudantes Adão Goncalves Menezes, Anna Victória Vieira Pereira, Cássia Martins de Sousa e Daniela da Conceição Silva foram contemplados com bolsa de Iniciação Científica Jr. pelo CNPq/MCTI referente a OBA. A bolsa, no valor de 300,00 terá duração de 12 meses.
Os estudantes serão orientados pelo professor de Física da escola, Clériston Robson Nunes. Foto: divulgação
Eles foram destaque, no ano de 2021 na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Os estudantes serão orientados pelo professor de Física da escola, Clériston Robson Nunes. "Sempre procurei provocá-los usando a curiosidade dos estudantes e através disso mostrar o quanto a Física está presente no nosso dia a dia. O lema é não desistir, disciplina e autonomia são importantes e assim vamos em busca da aprendizagem significativa", pontuou o professor.
Outra conquista foi a aprovação da estudante Withinney dos Santos Carvalho, contemplada a partir da submissão do projeto na MOSTRA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA realizado pelo Programa de Mestrado Profissional de Biologia (Profbio) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e UFMG, e que terá a professora pós-mestre Daniele Savana da Silva Nascimento como coordenadora. O projeto tem como objetivo principal incentivar a iniciação científica na educação básica visando uma aprendizagem significativa o que nortear a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também com bolsa estudantil no valor de 300,00 e terá duração de 12 meses, e visa desenvolver pesquisa relacionada à flora de valor econômica, social e histórico na cidade de Oeiras.
O projeto que contará com a integração da professora mestra Rosana Romão do componente curricular de Língua Portuguesa, professoras especialistas Josimar Barbosa e Luciana Sinimbu do componente curricular de História. A parceria entre as professoras de diferentes componentes curriculares fortalece o que preconiza o novo currículo do ensino médio. A estudante Withinney Carvalho descreve a satisfação em ter sido selecionada “Ser uma jovem de iniciação científica, proporciona a aprendizagem de técnicas e os métodos científicos de pesquisa, ajuda aqueles que tem uma inclinação mais para o ramo de pesquisa a iniciar essa jornada, também amplia a cultura científica.”
A bolsa tem como finalidade incentivar os estudantes a se dedicarem aos estudos e a desenvolverem potencialidades na área da ciência. "Se faz necessário estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, para avançarmos no conhecimento existente. E enquanto professores precisamos buscar as possibilidades externas de financiamento como estímulo. Assim, é preciso que desde os primeiros anos da educação formal os(as) estudantes sejam postos em contato com a cultura científica, enfatizou a gestora da escola e professora orientadora Daniele Savana".
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.