Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Meio Ambiente: Alunos realizam estudo sobre o Riacho Mocha e Rio Canindé em Oeiras

Eles saíram da sala de aula e foram aprender sobre meio ambiente, numa visita ao Riacho Mocha e Rio Canindé em Oeiras.

Alunos do Ceti Pedro Sá durante aula de campo no Rio Canindé

 Alunos do Ceti Pedro Sá durante aula de campo no Rio Canindé

Estimular a consciência sobre a proteção do meio ambiente está entre as finalidades das aulas de campo realizadas pelo Ceti Desembargador Pedro Sá durante a Semana do Meio Ambiente iniciado no último dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia.

Em torno de 90 alunos do 3º ano do Ensino Médio tiveram uma experiência diferente nessa segunda e terça-feira (6). Os educandos saíram da sala de aula e foram aprender sobre meio ambiente, numa visita ao Riacho Mocha, e Rio Canindé em Oeiras.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

O projeto interdisciplinar foi capitaneado pelo professor Emanuel Vital (geógrafo e educador ambiental) e pela professora Francisca Moura (bióloga e educadora ambiental). Durante o estudo de campo, os alunos puderam compreender de perto a situação geográfica e ambiental desses dois cursos d’água.

O momento serviu para o estudo didático de conteúdos sobre hidrografia, urbanização, botânica e impacto ambiental que são cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como sensibilizar os jovens sobre consciência ambiental por meio do contato direto com a paisagem natural, promover o bem-estar e ainda despertar o cuidado com a natureza.

"O objetivo é fazer os estudantes verem e sentirem os efeitos do assoreamento dos rios, a erosão provocada pelo desmatamento da mata ciliar, a ausência de animais nativos que dependem do equilíbrio sustentável da natureza e a degradação dos rios provocados pela poluição", explicou a bióloga Francisca Moura.

Instigar o aluno a pensar, refletir, opinar e tornar-se construtor crítico da sociedade em que vive é um desafio que enfrentamos todo dia ao ensinar geografia. Momentos como os que realizamos com quase cem estudantes durante essas aulas tendo o próprio espaço de vivencia como pano de fundo tem significado único. A demais, levar o jovem a refletir meio ambiente diante de tantos problemas, é essencial para garantirmos futuro promissor para as atuais e futuras gerações”, destacou o professor Emanuel Vital.

 

Redação|Folhadeoeiras 

Mais de Oeiras