Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Artigo: LIDERAN??AS DESPREPARADAS

 

*POR; ROGÉRIO NEWTON

 

Um dos cruciais problemas da vida pública são as lideranças despreparadas, isto é, aquelas pessoas, sem preparação apropriada, que exercem funções, cargos, posições, cujos atos alcançam dezenas, centenas, milhares ou até milhões de pessoas.

Isso é mais perceptível com os que exercem mandatos eletivos. Mas também pode haver líderes à frente de ONGs ou de outras entidades civis ou religiosas.

Contudo, o significado de liderança pode ser entendido numa esfera mais ampla. Qualquer pessoa tem potencial para liderar alguma coisa, uns mais, outros menos, já que há sempre possibilidade de inspirar ou influenciar pessoas. Um pai ou mãe ou outro membro da família pode ser líder na esfera familiar. Um estudante pode liderar seus colegas. Uma mulher ou homem comum, num bairro de periferia, que receba pessoas para aconselhar ou para organizar atividades comunitárias, tem seu papel de liderança.

A vida coletiva precisa de lideranças. É uma necessidade intrínseca. É impossível pensar em vida social sem a existência de líderes. Agora, talvez seja um tanto quanto difícil encontrarem-se lideranças autênticas, vocacionadas para oxigenar a sua esfera de atuação pública e a vida coletiva. Lideranças despreparadas causam muito mal à sociedade. Muitas vezes, prejudicam populações inteiras, por anos a fio.

Mas, qual deve ser a preparação de uma verdadeira liderança? Vejamos alguns tópicos:

ÉTICA. Essa é uma premissa básica. Verdadeira liderança tem que ser ética, palavra que abrange não só deveres de honestidade e sinceridade, mas também de pensar e agir sempre direcionando as energias para o bem estar do maior número possível de pessoas. Inspira pela generosidade de caráter, atitudes e exemplos de sua vida pessoal. Faz parte da vida ética de uma liderança pública contribuir eficazmente para o desenvolvimento das potencialidades e talentos das pessoas, sem distinção. Coloca seu pequeno ego a serviço da vida coletiva. E mais: promove a união de pessoas éticas. Pessoas sem ética comprovada, sem histórico de defesa do patrimônio coletivo e sem vida pública honesta não deveriam receber nenhum voto em eleições.

COSMOVISÃO. Liderança autêntica tem visão expandida do mundo que a cerca. Não se perde em questiúnculas paroquiais e de grupelhos. Ele ou ela sabe que nossa casa comum é o Universo e que todos os seres estamos interligados uns com os outros. Por isso, verdadeira liderança é amiga e tem amor pela raça humana e por toda a Criação. Sabe que o melhor caminho é seguirmos todos juntos.

VITALIDADE COMUNITÁRIA. Verdadeira liderança abomina a ideologia do “salvador da pátria”. Ao invés de estimular o culto narcisista, tão ao gosto de falsas lideranças, incentiva a grandeza da união de todos para vencer os desafios. Sabe que a força coletiva está na união de propósitos para consecução dos objetivos comuns a todos. Por isso, incentiva o fortalecimento das comunidades. A vitalidade comunitária é um antídoto contra as fragmentações e as desuniões, que só enfraquecem a força coletiva e deixam homens e mulheres cada vez mais vulneráveis. A autêntica liderança é intransigente contra as tentativas malévolas de desunião, de se jogar uns contra os outros e de transformar seres humanos em objetos de controle ou massa de manobra.

CIÊNCIA. Já foi dito que vivemos a Era da Ciência. A liderança autêntica se interessa em se informar, estudar e pesquisar, pois sabe que a ciência é uma ferramenta importante para vencer desafios. Quando faz propostas públicas, opina ou participa de debates, a liderança preparada sabe como

abordar os problemas e sabe falar sobre os caminhos mais adequados a serem seguidos. Usa a linguagem como fator de comunicação, esclarecimento e superação. Honra e nunca despreza as pessoas de conhecimento e de visão ampla dentro da sociedade. Sabe que tais pessoas são importantes para a vitalidade comunitária.

TRABALHO. A liderança preparada sabe que o trabalho árduo de sua própria atuação é fundamental para alcançar as vitórias coletivas. Por isso, não teme o trabalho e o procura tenazmente, como meio de beneficiar a vida coletiva.

LUTA. A liderança verdadeira não teme a luta. Sabe que esta é a essência da vida. Por isso, está disposta a usar toda sua força para combater as injustiças sociais e a defender os interesses das comunidades, e faz isso com inteligência - e unhas e dentes, se for preciso.

VIDA SIMPLES. A verdadeira liderança não procura a vida publica para obter benefícios e vantagens para si própria. Por isso, não procura ostentação, nem aumentar seu patrimônio ou de seus familiares. Sabe a grandeza da vida simples e correta. E sua vida é um exemplo para todos.

DEMOCRACIA. A verdadeira liderança sabe que a democracia possui defeitos, mas é também uma conquista histórica da raça humana. Por isso, não faz a apologia de ditadores, torturadores, nem planta a discórdia entre as instituições. Ele ou ela defende a democracia como espaço comum de construção. Sabe que a delegação de poderes não substitui os indivíduos e que a luta política se faz no dia a dia, e não apenas na véspera ou nos dias da eleição.

 

*Rogério Newton, é defensor público aposentado, escritor, poeta, ambientalista e escreve a coluna beco do mundo no portal folhadeoeiras

Mais de Beco do Mundo