Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

SINTE Piauí cobra pauta da categoria em reunião com a Secretaria Estadual de Administração

Foto: ASCOM

 Foto: ASCOM

Uma equipe do Sinte Piauí, composta pela presidente estadual da entidade, Paulina Almeida, pelo presidente do Núcleo regional do Sinte em Pedro II, Francisco de Sousa (Chico Zaca), pela diretora da Secretaria de Funcionários do Sinte Piauí, Francisca Ribeiro e pelo advogado Geovane Machado, da assessoria jurídica do sindicato, se reuniu, nesta terça-feira (11), com a secretária de Administração, Ariane Benigno, na sede da Secretaria de Administração do Estado (SEAD).

Diversos pontos da pauta de reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede estadual de ensino foram apresentados pela direção do Sinte Piauí. A presidente da entidade abriu a reunião deixando claro que a par do fato de reapresentar a pauta da categoria, o sindicato se mantém firme e forte, em todas as frentes, na luta pelos direitos dos servidores e servidoras da educação.

No âmbito da reunião, o Sinte Piauí, mais uma vez cobrou soluções para a equiparação do vencimento dos servidores administrativos ao salário-mínimo, fundamentado no Mandado de Segurança nº 930004396 impetrado pelo Sinte Piauí; o Reenquadramento dos técnicos administrativos; a mudança de Classe e Nível; aposentadorias e reajustes salariais de 2019 e 2020.

Após a manifestação da direção do Sinte Piauí e da discussão com a secretária de administração e os técnicos da SEAD, foi deliberado/informado que, em relação a:

Equiparação de vencimento dos administrativos ao SM: A Procuradoria Geral do Estado está, em função do Mandado de Segurança do Sinte Piauí, finalizando um Parecer para regularizar a situação conforme a decisão judicial, ou seja, de modo retroativo a partir do mês de janeiro de 2021.

Reenquadramento dos Servidores Técnicos: A SEAD realizará um levantamento para resolver os casos pendentes dos servidores que ainda não tiveram este direito respeitado pelo governo estadual.

Mudança de Classe e Nível: Conforme o que foi deliberado, em reunião do Sinte Piauí com os secretários de Educação e de Administração e suas respectivas equipes técnicas em fevereiro deste ano, a SEAD está efetuando mensalmente uma fração destas promoções junto a SEDUC, regularização feita dos mais antigos aos mais recentes. O sindicato cobrou maior empenho e organização do governo estadual para que a categoria não volte a ser prejudicada.

Aposentadorias: A direção sindical voltou a cobrar agilidade no que tange aos processos de aposentadoria. Após a crítica da equipe do Sinte Piauí, relativa ao período de até cinco meses entre a entrada do processo de aposentadoria e sua efetiva liberação, foi deliberada a necessidade de uma reunião com o Sinte Piauí que, além da SEAD e da SEDUC, inclua o Piauí Prev, para acelerar o trâmite no que diz respeito aos processos de aposentadorias.

Reajustes 2019/2020: O Sinte Piauí reafirmou a necessidade do agendamento de uma reunião específica, envolvendo a Secretaria de Fazenda, SEDUC e SEFAZ, para tratar da questão salarial dos trabalhadores ativos e aposentados, violentados pelo arrocho salarial imposto pelo governo Wellington Dias a categoria.

O Sinte Piauí evidencia, mas uma vez, que através de sua direção estadual e dos seus 27 Núcleos Regionais, mantém tanto a pressão sobre o governo estadual, quanto um acompanhamento direto para que a nossa pauta de luta seja cumprida, com fidelidade ao compromisso de defesa dos diretos dos servidores e servidoras da rede estadual de Educação.

 

Fonte: www.sintepiaui.org.br

 

Mais de Boletim Online