Curta a nossa p?gina
19/07 15h10 2021 Você está aqui: Home / Opinião Opinião Imprimir postagem

Visita certa. Por; Carlos Rubem

Você está aqui: Home / Opinião - com Opinião

Conheci “en passant” o jornalista e escritor Edmilson Caminha, cearense, em 1981, quando participei do Seminário de Língua e Literatura Brasileiro, havido no Ideal Club, em Fortaleza. Evento promovido pelo dinâmico Paulo Peroba, de saudosa memória.

Naquele conclave interagi com alguns dos monstros sagrados da literatura nacional, a exemplo de Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Oton Lara Resende, Fernando Sabino, Viana Moog, Antônio Carlos Villaça e tantos outros.

Quando do 2º governo Alberto Silva (1987 - 1990), o Edmilson veio trabalhar como Diretor da Rádio e TV Educativa (Antares), em Teresina, oportunidade em que passou a conhecer mais de perto os autores nativos, em especial, o conterrâneo O. G. Rêgo de Carvalho (1930 - 2013), por quem muito admira.

Não sei em que ano, numa das edições do Salão de Livro do Piauí  -  SALIPI, ele proferiu substanciosa palestra sobre literatura, a qual a assisti no Centro de Convenções, em Teresina.

Por concurso público, é servidor da Câmara dos Deputados, aposentado. Era lotado na Consultoria Legislativa. Escreveu mais de 2.000 discursos parlamentares. Tem artigos, ensaios e entrevistas publicados em jornais e revistas Brasil afora.

Professor de Literatura e de Português. Autor de vários livros. Membro da Academia Brasiliense de Letras e de diversas instituições culturais. Homem viajado. Já foi entrevistado por Jô Soares, Pedro Bial, etc…

Sempre às quinta-feira, a partir das 17h, é transmitida a “live” Chá das 5, promovida pela Academia Piauiense de Letras. A última levada a efeito, aludido literato foi entrevistado pelo jornalista Zózimo Tavares, Presidente da APL, e pela moderadora Vanize Lemos, enfocando o tema “A paixão segundo O. G.”

Naquele mesmo dia envie ao Edmilson, via WhatsApp, três vídeos que registram a presença no ilustre oeirense, em nosso meio, nos anos de 1999 e 2003, além do documentário “A viagem incompleta”, do cineasta Douglas Machado, acerca da vida e obra do dito escritor.

Depois que teve acesso aos referidos vídeos, o Edmilson me mandou, hoje (17.07.2021), sábado, um áudio agradecendo tais arquivos e revelou a sua pretensão de conhecer Oeiras, o que o fará em breve.

Melhor que a sua honrosa visita aconteça quando da inauguração do futuro Memorial O. G. Rêgo de Carvalho, pleito da APL, que deve ser abraçado por todos.

É o mínimo que a nossa cidade possa fazer em  homenagem ao destacado filho que bem a destacou na sua densa e maravilhosa obra artística.

 

*Carlos Rubem é promotor de Justiça aposentado em Oeiras


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.