Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Diocese define retorno presencial da Semana Santa e anuncia Procissões em Oeiras

Anúncio aconteceu na residência episcopal e foi transmitido pelas redes sociais da diocese

 

O Bispo da diocese de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, anunciou em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira,21, que as procissões da semana Santa de Oeiras estarão de volta em 2022.

Anúncio aconteceu na residência episcopal e foi transmitido pelas redes sociais da diocese. Todo o clero da diocese de Oeiras estava presente.

Os rituais sacros mais tradicionais da maior semana santa do Piauí, estavam suspensos desde 2020, em virtude da pandemia da Covid-19 que sinalizava a não realização de eventos com grande aglomeração.

Ainda na última sexta-feira,18, Oeiras se tornou a primeira cidade do interior do Piauí a flexibilizar o uso de máscaras por decreto prefeitura municipal.

O chanceler da Cúria diocesana, padre Cleyton Vieira leu o documento orientador da Semana Santa. Neste, a realização das Procissões estão garantidas, mas que sejam respeitados os protocolos sanitários (uso de máscara e álcool em gel e vacina). Porem, as pessoas sem vacinação ou portadoras de comorbidades são instruídas a evitar frequentar as celebrações de grande fluxo de fiéis, optando por participar da Missa durante a semana, quando há um menor fluxo, ou através dos meios de comunicação disponibilizados pelas paróquias e áreas pastorais.

Durante as celebrações, as Igrejas permanecerão de portas e janelas abertas, para que o ambiente seja arejado e propício para o culto. O número de fiéis em cada celebração respeitará a capacidade de 80% do espaço litúrgico aberto e 60% em espaço fechado.

Mais de