Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Grupos de consciência negra promovem encontro sobre abolição em Oeiras

Debate sobre abolição

 Debate sobre abolição

O Grupo de Consciência Negra Quilombo do Rosário, a Associação Ambiental de Oeiras – AMO, o Grupo Afoxá e Zumbidos do Memorial promovem o evento QUE ABOLIÇÃO?!, nos dias 15 e 16 de maio, no Centro Paroquial do Rosário, em Oeiras. O encontro, que marca o ressurgimento do movimento pela negritude em Oeiras, terá palestras, debates e filmes sobre a Abolição e a situação do negro hoje, além de cantos e danças afro-brasileiras. Uma oficina de dança afro será ministrada pela professora Artenilde Silva, coordenadora do Grupo Afoxá, durante a manhã e a tarde do dia 16 (sábado). UESPI, Diocese de Oeiras e Paróquia do Rosário colaboram com o evento.

 

Segundo Anatália Nascimento, coordenadora do Grupo de Consciência Negra Quilombo do Rosário, a entidade nasceu em 1995, teve várias iniciativas, como a missa afro e a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, mas o movimento está precisando ser mais pulsante. Para ela, QUE ABOLIÇÃO?! “será uma oportunidade para reavivarmos em nós e na comunidade a nossa negritude, renovando os nossos propósitos de viver e divulgar a cultura afro”.

A professora Artenilde Silva, que ministrará a oficina de dança afro, está entusiasmada em retornar a Oeiras. Ela não esconde sua admiração pelo legado cultural da cidade e pelo bairro do Rosário. “O Rosário é exemplo de resistência para todas as pessoas que assumem sua condição de negritude”. Militante há vários anos do movimento piauiense pela consciência negra, ela entende que os negros devem se organizar melhor. “No Piauí ainda somos carentes de articulação coletiva. Há uma necessidade enorme de discutirmos pautas integrativas”.

 

O dia 13 de maio, que marca a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, é visto com viés crítico pelo movimento de consciência negra brasileiro, pois o ato está longe de significar o fim das exclusões e crueldades cometidas contra o negro no Brasil. O professor Emanuel Vital, coordenador da AMO, acha muito oportuna a discussão sobre Abolição, como forma não só de refletir sobre o fato histórico, mas também sobre as condições do negro no Brasil e em Oeiras, cidade em que, segundo ele, “há poucos estudos e reflexões sobre a negritude, apesar de termos expressivo contingente populacional de negros e contribuições importantes para a história e para a cultura de Oeiras”.

 

QUE ABOLIÇÃO?!

Data: 15 A 16 MAIO 2015
Local: Centro Paroquial do Rosário ? Oeiras - PI

PROGRAMAÇÃO:

DIA 15 (sexta-feira)
19:00 ? Abertura: composição da mesa
Hino de Oeiras com tambores
19:15 ? Palestra: Que Abolição?!
Prof. Gecivaldo Gama
Debate
20:15 ? Tela Preta: curtas sobre Abolição e Negritude
Debate
21:00 ? Enceramento dos trabalhos da noite

DIA 16 (sábado)

08:00 às 12:00; 14:00 às 18:00 ? Oficina de Dança Afro
Ministrante: Profª. Artenilde Silva
12:00 ? Mesa redonda sobre Abolição ? Rádio Cristo Rei FM
19:00 ? Hino da África do Sul
19:10 - Tela Preta: curtas sobre Negritude
19:50 ? Painel: O Que É Ser Negro Hoje?
Debate
21:00 ? Encerramento do evento com dança e tambores

Entidades promotoras:
Grupo de Consciência Negra Quilombo do Rosário
Associação Ambiental de Oeiras - AMO
UESPI
Diocese de Oeiras
Grupo Afoxá
Zumbidos do Memorial

Fonte: [email protected]

 

Emanuel Vital

Mais de Cultura