Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Após achar mandioca de 10 kg, agricultor colhe raiz gigante de 14 kg na zona rural de Oeiras

Agricultor colhe raiz gigante na zona rural de Oeiras. Foto: Emanuel Vital

 Agricultor colhe raiz gigante na zona rural de Oeiras. Foto: Emanuel Vital

Há aproximadamente dois anos, o agricultor Ângelo Martins Rodrigues ganhou destaque nacional por um grande achado. Há época, o portal folhadeoeiras destacou o agricultor oeirense ter colhido uma raiz de mandioca pesando 10 kg e medindo 70 centímetros. A notícia chamou atenção sendo replicada por vários portais do Piauí e também em portais de alcance nacional.

Pois bem, a notícia agora, é que o aposentado não só repetiu o feito como conseguiu uma raiz ainda maior do que a anterior. ‘Seu Ângelo’ acaba de colher uma mandioca que pesada recentemente alcançou 12 kg, porem como já estava com vários dias de colhida e ter perdido peso, acredita-se que esta deveria possuir entre 13 kg e 14 kg aproximadamente, medindo 80 centímetros.  O agricultor de 83 anos é morador da fazenda Várzea Branca, localidade Lagoa do Meio, zona rural de Oeiras.

No mesmo local onde a gigantesca raiz foi colhida, outros tubérculos com pesos variando entre 2 kg e 6 kg são facilmente encontrados no plantio do aposentado. A plantação está situada a quatro anos mesmo solo e, a cada colheita, bate um recorde atrás do outro.

Ângelo Martins contou ao folhadeoeiras que em outros tempos a colheita de raízes gigantes era muito comum. "Era uma época em que se plantava muito e os invernos eram muito bons. As primeiras chuvas começavam em setembro e seguiam até o mês de abril ou maio. Arrancávamos muita mandioca com raízes grandes, maiores do que essas", disse o agricultor.

Toda essa fartura servirá de alimentação para o rebanho bovino criado na Fazenda Várzea Branca. Nesse período do ano, devido a estiagem e a consequente falta de pastagem leva o gado a sofrer com a escassez de alimentação balanceada.

Para o agricultor, o solo rico e a irrigação praticada na área são as razões para mandiocas tão grandes.

 

Redação|Folhadeoeiras

 

Emanuel Vital

Mais de Oeiras