Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Nordeste, meu Lugar é aqui é tema do arraiá do Ceti Farmacêutico João Carvalho – 2023

Arraiá do Farmacêutico João Carvalho.

 Arraiá do Farmacêutico João Carvalho.

A escola CETI Farmacêutico João Carvalho no dia 06 de julho realizou na Vila da caatinga o Arraiá do cumpadre João na para de eventos em Oeiras com o tema NORDESTE, MEU LUGAR É AQUI.

Com o intuito de conhecer melhor e enaltecer o nosso torrão, o nosso Nordeste, a escola CETI Farmacêutico João Carvalho apresenta o seu Arraiá com a temática: "Nordeste, meu lugar é aqui".  Abertura realizada pelas estudantes em forma de prosa e poesia.

Estudantes DOMINGAS, MARIA RIKELY E MARIA DO SOCORRO

Durante todo o mês de junho, nossos estudantes, orientados pelos educadores da escola realizaram pesquisas sobre a temática junina e foram os protagonistas no conhecimento aprofundado sobre o Nordeste. A estudante representou em prosa a vida do vaqueiro e os estudantes dançaram homenageado.

Estudante Luana Ferreira

A vaquejada é uma tradição essencial para o nordeste que adveio de uma atividade econômica no princípio do seu surgimento e ela é considerada popularmente como um patrimônio imaterial cultural. Apresentação ensaiada, onde nossos estudantes revivem a vaquejada através da música e da dança.

Seguimos as apresentações abordando os homens e mulheres jogados à própria sorte na vida após o fim da escravatura, assim surge a tradicionais figuras tão característica da cultura nordestina. Apresentação, ao som das músicas “vida de gado” e “tengo, lengo, tengo”

Estudantes com a representação das lavadeiras de roupas e o homem do sertão.

Os festejos juninos acontecem em todo o país, mas é inegável que as festas mais tradicionais e grandiosas acontecem aqui no nosso querido Nordeste. Embaladas pelo forró, quadrilhas, fogueiras e comidas típicas, as cidades se tornam verdadeiros arraiais, recebendo turistas do mundo todo em busca do ritmo e da cultura nordestina.

As estudantes MÍRIAN E EMILY cantaram e encaram na sua apresentação.

A dança que nasceu nas brenhas da caatinga nordestina surgiu como uma alternativa para aliviar o tédio e as agruras dos cangaceiros que fervilhavam pelas matas secas, espinhosas e poeirentas da região mais árida do país.

Estudantes com a representação do cangaceiros e os volantes.

A presentando uma quadrilha junina estilizada, é a modernização dos passos, com coreografias, canções e adereços. E com isso a QUADRILHA LUAR DO SERTÃO trouxe um mix De dança, fé, ritmos e tradição num show que mostrou uma mistura de riquezas do nosso Nordeste. Fazendo uma viagem ao falar do homem nordestino.

Agradecemos de forma bem especial a contribuição do coreógrafo Isamel Lagoa, pela valiosa contribuição dada a instituição na elaboração e execução das danças e quadrilha estilizada com a contribuição e organização da profª de Educação Física Nadja Martins.

A gestora da escola, Daniele Savana e os coordenadores pedagógicos Francimar Pimentel e Maria Helena Sousa parabenizam toda comunidade escolar envolvida na realização do evento que se fez belíssimo na Vila da Caatiga.

Agradecimento ao governo do Estado, em nome do governador RAFAEL FONTELES, a SEDUC representada pela 8ª Gerência Regional de Educação em nome da gerente TATIANE BARBOSA. E ressaltamos a parceria da Prefeitura Municipal de Oeiras, em nome do prefeito José Raimundo Sá Lopes, pela iniciativa da construção do espaço tão característico e encantador. Agradecemos e parabenizamos principalmente aos nossos estudantes, pais e/ou responsáveis, todos os colaboradores e servidores da escola CETI Farmacêutico João Carvalho. ESCOLA ESTADUAL COM MUITO ORGULHO.

Mais de Publicidade