Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Onças atacam rebanhos de moradores em cidade do Piauí e Polícia Ambiental é acionada

Os criadores também receberam orientações para evitar novas predações, como confinar os animais no período noturno.

 

A Polícia Militar (PM) do Piauí, através da Comando de Policiamento Ambiental (CPA), em conjunto com analistas ambientais do Ibama e Semar, constataram a presença de onças durante análises na zona rural do município de Domingos Mourão (232 km de Teresina).

O levantamento foi solicitado pelo Ministério Público após a denúncia de criadores de caprinos da região, acerca de ataques de onças que resultaram na morte de aproximadamente 100 animais.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE 

Segundo o major Paulo Silas, chefe da divisão administrativa da CPA, especialista em gestão de Meio Ambiente, foram encontradas na região dos ataques vestígios recentes da presença dos predadores, tais como carcaças e pegadas recentes. Os criadores também receberam orientações para evitar novas predações, como confinar os animais no período noturno.

Pegadas e marcas deixadas pelas onças (Foto: Divu;gação)

“Realmente foi constatado a presença de onça lá. Foi constatado a presença de mais um animal. Conseguimos ver também a carcaça de bodes, sendo que uma carcaça é bem recente. As equipes do BPA, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semar) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis Renováveis (Ibama) vão se reunir para montar uma estratégia e ver o que vai ser feito na próxima etapa. Mas de antemão foi deixado algumas orientações para os fazendeiros da região, como prender suas criações no período noturno”, disse.

Um estudo será realizado para constatar a motivação do aparecimento de onças nos locais apontados, visto que segundo moradores, não se havia o registro de ataques. As possibilidades que serão estudadas são os incêndios que aconteceram na região de Pedro II e em São João da Fronteira. “Então estamos analisando onde ocorreu esse desequilíbrio ambiental, para saber porque essas onças migraram para Domingos Mourão”, completou.

 

Fonte: Portal OitoMeia / Foto: Divulgação

Mais de Geral