Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

COE vai se reunir na quarta-feira para reavaliar medidas contra a Covid-19 no Piauí

O aumento dos casos de contaminação e das mortes por Covid-19 preocupa as autoridades

Os casos de Covid-19 voltaram a crescer nos estados Foto: Reprodução

 Os casos de Covid-19 voltaram a crescer nos estados Foto: Reprodução

Preocupados com o aumento dos casos de contaminação e das mortes por Covid-19, no mês de dezembro - já são 115 casos e cinco mortes em uma semana - 0 Centro de Operações Emergenciais (COE) vais e reunir na quarta-feira (3) para reavaliar as medidas contra a disseminação da Covid-19 no Piauí.  

O COE fez uma série de recomendações voltadas à vacinação, como o incentivo à imunização da população adulta acima de 18 anos com a primeira dose de reforço (bivalente), idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos com a segunda dose de reforço (bivalente).

Os profissionais de saúde são orientados a manter os cartões de vacinação em dia, enquanto crianças e adolescentes devem procurar postos de vacinação para atualização da caderneta, sendo que a vacina estará disponível no calendário do Programa Nacional de Imunização a partir de janeiro de 2024.

Higiene

O uso de máscaras continua sendo uma recomendação do Ministério da Saúde, com orientações específicas tanto para o âmbito individual quanto para o coletivo. Em locais fechados, mal ventilados, com aglomerações e em serviços de saúde, o uso de máscaras é obrigatório, especialmente para pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, e para grupos de maior risco, como idosos e imunossuprimidos.

Embora o uso de máscaras seja facultativo em ambientes abertos, semiabertos ou fechados no Estado do Piauí, a obrigatoriedade persiste em consultórios de saúde. Gestantes, idosos e imunossuprimidos são aconselhados a continuar utilizando máscaras em qualquer ambiente.

Outra orientação é que a população mantenha a higiene das mãos, seja com água e sabão ou álcool a 70%, como medida eficaz na prevenção.

Isolamento

Para casos confirmados de Covid-19, as orientações incluem o isolamento domiciliar imediato. Este pode ser suspenso no 7° dia completo dos sintomas, desde que o indivíduo esteja sem febre e sem o uso de medicamentos antitérmicos por pelo menos 24 horas, além da diminuição dos sintomas respiratórios. Caso persistam sintomas ou febre após o 7° dia, o isolamento deve ser mantido até o 10° dia completo.

Medidas adicionais durante a suspensão do isolamento incluem o uso contínuo de máscara, evitar contato com pessoas vulneráveis, locais com aglomerações e viagens, respeitando o período até o 10° dia completo após o início dos sintomas. É crucial observar que o "Dia 0" representa o início dos sintomas, enquanto o "Dia 1" é o primeiro dia completo após esse início, e assim sucessivamente.

O secretário de Saúde do Piauí, Antonio Luiz, reforça que a população tenha todos os cuidados e siga as recomendações. “A população é chamada a aderir e seguir rigorosamente estas diretrizes para evitar a propagação da Covid-19 ”, destaca o gestor.

 

Fonte: SESAPI/MS

Mais de Geral