Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Piauí comemora 201 anos da Independência com programação em Piracuruca e Oeiras

Atividades vão ocorrer entre os dias 22 e 24 de janeiro em Piracuruca e Oeiras.

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

O Governo do Piauí realizará, entre os dias 22, 23 e 24 de janeiro, atividades em comemoração aos 201 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. As atividades ocorrem nos municípios de Piracuruca e Oeiras. O governador Rafael Fonteles participará do cronograma de atividades.

A programação inicia em Piracuruca, na segunda-feira (22), às 8h30, com o Culto em Ação de Graças na Igreja Cristã Pentecostal. Em seguida, às 9h15, ocorre a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Finalizando a agenda em terras piracuruquense, às 10h, será realizada a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito da Renascença do Piauí, no auditório municipal Professora Lurdinha Brandão.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Na terça-feira (23), a programação segue em Oeiras, com Noite Cultura na Praça das Vitórias, a partir de 20h. No dia seguinte, na quarta-feira (24), às 8h, as atividades continuam junto ao povo oeirense com as Honras Militares e Aposição de Corbelha de Flores na Estátua de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba. Já às 8h30, ocorre o Culto em Ação de Graças, na Primeira Igreja Batista do município. Já a Missa em Ação de Graças, em Oeiras, está marcada para 9h15.

A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, em Oeiras, será às 10h. A cerimônia será no Auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.

Sobre a adesão do Piauí à Independência do Brasil

No dia 24 de janeiro de 1823, um fato ficou marcado na história de Oeiras, do Piauí e de todo o Brasil. Nesta data, o povo piauiense aderiu oficialmente à Independência do Brasil.

O fato foi concretizado quando o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o famoso Visconde da Parnaíba, destituiu autoridades portuguesas em Oeiras e assumiu a presidência da Província do Piauí. Desta forma,  o Estado rompeu as relações institucionais com o Império Português.

WhatsApp Image 2024-01-16 at 12.18.07.jpeg

Mais de