Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Em noite histórica, o livro “Negras e Negros do Rosário” é lançado em Oeiras

O momento foi marcado por muita alegria, dança, batuque e forte emoção.

Foto: Sérgio Marques de Carvalho

 Foto: Sérgio Marques de Carvalho

No sábado,02, de março, a cidade de Oeiras vivenciou um marco na sua história cultural, o lançamento do livro Negras e Negros do Rosário de autoria do professor Emanuel Vital e do escritor, Rogério Newton.

Em uma noite bastante prestigiada, o público lotou o adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O ato de lançamento contou com as animadas participações do grupo folclórico Congos de Oeiras, Percussão do Rosário e Foliões do Samba. O momento foi marcado por muita alegria, dança, batuque e forte emoção.

Grupo Folclórico Congos de Oeiras. Foto: Sérgio Marques de Carvalho

O livro Negras e Negros do Rosário traz negras e negros de mais de uma geração. De viva voz, contando suas histórias pessoais, que fazem parte da história social de Oeiras. O conjunto de depoimentos constitui um acervo importante de informações, a maioria delas oriundas da tradição oral. Além do seu aspecto textual, o livro chama a atenção pela beleza plástica do projeto gráfico, do qual fazem parte fotografias de Paulo Gutemberg, Caio Negreiros, Rogério Newton, Cássia Moura e imagens de arquivo, de fotógrafos desconhecidos. O projeto gráfico leva as assinaturas do artista plástico negro Gabriel Archanjo e de seu filho João Gabriel, residentes em Teresina.

O professor-doutor Solimar Oliveira Lima do Departamento de Economia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura da UESPI fez a apresentação do livro. Integrantes do movimento negro organizado do Piauí também marcaram presença, como é o caso de Assunção Aguiar, da Superintendência da Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários – SASC, no Piauí.

Professor DR. Solimar Oliveira Lima. Foto: Sérgio Marques de Carvalho.

Para os autores, o lançamento do livro entra para os anais da história cultural oeirense como aquela em que seu povo demonstrou mais uma vez que é invicto, ao festejar o momento no bairro Rosário, a Cidade Alta, centro vibrante da cultura local.

Emanuel Vital e Rogério Newton autografam livro Negras e Negros do Rosário. Foto: Sérgio Marques de Carvalho.

“Foi motivo de grande alegria ter nos encontrado face a face com entrevistadas e entrevistados e seu relatos cheio de informações e saberes. Ao concluirmos este trabalho e sendo recebido fortemente pela população oeirense e piauiense, sentimos que aumentou nossa admiração por Negras e Negros do Rosário. Assim, compreendemos quantas riquezas possuem e como apreciam questões importantes da sociedade em que construíram suas existências, inseparáveis da história e da vida do povo negro mais antigo do Piauí”, relataram.

Para a aquisição do livro, basta entrar em contato com os telefones: 89 99407-6125 e 86 99913-4733.

Fotos relacionadas

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Cultura