Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

21 de abril: um marco na história do sindicalismo em Oeiras

O Sindicato foi criado no momento em que o país ainda vivia sob resquícios do Regime Militar

Foto: reprodução SIPCES

 Foto: reprodução SIPCES

O dia 21 de abril de 2024 é muito significativamente e representativo na história do SINTE-PI, pois marca o aniversário de 37 anos de fundação do Núcleo Regional de Oeiras.

A trajetória de 37 anos que o SINTE-OEIRAS completada neste último dia 21 de abril começou a ser escrita em 1987 e, desde então, acumula uma série de momentos importantes que traduzem o compromisso da entidade com a categoria. O Sindicato foi criado no momento em que o país ainda vivia sob resquícios do Regime Militar. 

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Já a data de 21 de abril, remonta o ano de 1792, quando Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado e esquartejado por ordem da Coroa portuguesa. Alguns anos mais tarde, ele foi reconhecido como um símbolo de luta pela liberdade, e a data da sua morte passou a servir como homenagem a ele. É nessa simbologia que nasce o Sinte Regional de Oeiras.

A consolidação da entidade em Oeiras se deu oficialmente após seu desmembramento do Núcleo Regional de Picos iniciando sua atuação em defesa dos direitos dos profissionais do segmento. Passadas mais de três décadas, a entidade congrega aproximadamente 700 filiados em Oeiras e mais 10 municípios do Vale do Canindé.

O presidente do Núcleo Regional, José Augusto Vieira destaca que o momento representa o compromisso renovado da entidade com a continuidade dos trabalhos em defesa dos direitos da categorias que representa.

Presidente do SINTE-Oeiras, professor José Augusto. Foto: reprodução folhadeoeiras

 “A trajetória que o Sindicato construiu até aqui é, sem dúvida, motivo de grande orgulho para todos nós, trabalhadores do segmento. Motivados pela série de conquistas já alcançadas, neste momento, voltamos nossa atenção para o futuro – reafirmando o compromisso com a continuidade da atuação em defesa dos profissionais educação e na busca constante de instrumentos capazes de ampliar a qualidade da educação”, diz o presidente José Augusto.

Representatividade

Fortemente engajado com as causas do movimento sindical, o SINTE-OEIRAS participa permanentemente de interlocuções a favor de conquistas para os trabalhadores e de reivindicações que garantam a manutenção de seus direitos. Essa atuação ocorre em conjunto com a entidade representativa estadual, SINTE-PIAUÍ.

 

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Educação