Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Plano amplia Centro de Desastres e fará alerta via celular para a população em áreas de risco

O novo serviço foi lançado durante apresentação do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Piauí, no Palácio de Karnak.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A partir deste mês, o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual contará com uma nova ferramenta de prevenção a eventos extremos como alagamentos, incêndios, secas e enxurradas. A nova ferramenta é a “Defesa Civil Alerta” que emitirá mensagem via aparelho celular para toda população em áreas de riscos. 

O novo serviço foi lançado durante apresentação do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Piauí, no Palácio de Karnak.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

O coordenador do Centro da Defesa Civil, Michel Francisco Coelho, informou que o mapeamento das áreas de riscos nos 224 municípios piauienses será feita em parceria com o Instituto Federal do Piauí. 

“É um sistema do governo federal e a gente entra na plataforma que lança alertas e as operadoras telefônicas fazem a comunicação. Não é preciso de internet, basta apenas a pessoa ter o número da cidade. A comunicai será para situação extrema como rompimento de barragens, incêndios de grandes proporções, inundações e chuvas torrencial”, disse Michel Francisco. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, disse que o plano é inovador, que estrutura a Defesa civil e traz as diretrizes para estado e municípios. 

“É o primeiro do Nordeste e o plano foi feito em várias mãos, ouvindo as comunidades e parceiros e é preparado na linguagem simples para desastres mais comuns como inundações, enxurradas e alagamentos reduzindo as subnotificações de ocorrências”, disse Werton Costa. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Antes, o governo lançava via SMS as alertas, agora será um sistema mais robusto. 

Werton Costa disse que o plano prevê prevenção e análises e monitoramento. Os municípios precisam aderir ao plano que fortalece o engajamento social, capacitação dos profissionais, ampliação do Centro de Gerenciamento de riscos e desastres e educação ambiental. 

O plano foi lançado com a presença do governador Rafael Fonteles, do vice Themistocles  Filho, deputados e Secretários.

O secretário Estadual de Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Firmino Paulo, ressaltou que o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil são ações a curto, médio e longo prazo.

“São ações que precisamos principalmente na região do semiárido, que é a questão da água e ações de prevenção a desastres. São medidas adotadas de forma integrada”, disse Firmino Paulo. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O secretário de Defesa Civil, Nerinho, informou que o governo do estado vai destinar R$ 6 milhões de recursos do tesouro estadual para a operação carro-pipa. Ele disse que está buscando junto ao governo federal R$ 20 milhões para as ações emergenciais.  

 

Fonte: Cidadeverde

Mais de Notícia