Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Poetas lançam livro em Oeiras e protestam contra degradação do Riacho Mocha

O Congresso é aberto à participação geral, não apenas de pessoas do mundo acadêmico.

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

O final de semana em Oeiras promete ser de poesia, cinema e debates sobre racismo e em defesa do Riacho Mocha. É que haverá três lançamentos do livro Dez Poemas Desesperados Sobre o Riacho Mocha, de autoria de Rogério Newton, além de um debate no Cine Leme, após exibição do documentário em vídeo O Rio de Minha Aldeia, roteirizado, dirigido e musicado pelo escritor.

O primeiro lançamento correrá na próxima sexta-feira, dia 03, às 17:00 h, dentro da programação do XI Congresso Regional de História, promovido pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Possidônio Queiroz, em Oeiras.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Na mesma oportunidade Emanuel Vital e Rogério Newton farão mais um lançamento do livro Negras e Negros do Rosário e debaterão sobre racismo e outros temas ligados à negritude, com professores, alunos e pessoas da cidade. O Congresso é aberto à participação geral, não apenas de pessoas do mundo acadêmico.

O segundo e mais esperado lançamento de Dez Poemas Desesperados Sobre o Riacho Mocha ocorrerá na Ponte Zacarias de Goes, a mais antiga do Piauí, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Isso porque o lançamento do livro é também um ato público de protesto e denúncia sobre a situação degradante em que se encontra o Riacho Mocha, sobretudo na área urbana de Oeiras, onde o riacho se transformou em um esgoto.

O ato público receberá poetas, artistas, professores, estudantes e pessoas em geral, na manhã de sábado, dia 04, a partir das 07 horas. Haverá microfone à disposição e o espaço do lançamento do livro estará aberto para quem quiserfalar poemas, fazer performances, cantar canções e outras expressões artísticas. A ideia é criar um espaço público de expressões livres, especialmente com uso das artes. Outro lançamento com recital poético está previsto para as 20 horas, na Casa Célis, selo editorial de Dez Poemas Desesperados Sobre o Riacho Mocha.

Ouvido pela reportagemm do folhadeoeiras, Rogério Newton afirmou que escreveu os poemas do livro não só com intenção estética, mas também como um instrumento de luta. “Nós poetas estamos fazendo a nossa parte. Estamos em um período de emergência climática global. Oeiras já bateu recordes de altas temperaturas. A defesa e recuperação do Riacho Mocha continuam atualíssimas”.

Mais de Entretenimento