Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Abimael Rocha: "Sou ficha limpa. Nada desabona minha caminhada na política"

Abimael Soares Rocha, candidato a prefeito de Oeiras pelo PTN

 Abimael Soares Rocha, candidato a prefeito de Oeiras pelo PTN

O portal folhadeoeiras.com realiza uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito e vereador de Oeiras nas eleições 2016. O processo é conhecido dos leitores do portal que desde a eleição municipal de 2012 realiza entrevista com os candidatos a cargo majoritário na cidade.

 

A segunda entrevista a ser veiculada pelo portal folhadeoeiras com candidato a prefeito é com, Abimael Rocha, do Partido Trabalhista Nacional (PTN). Abimael Soares Rocha Neto disputa pela coligação “Todos por Oeiras”.

 

A intenção do folhadeoeiras é tornar o debate político mais democrático dando oportunidade aos postulantes da cadeira de prefeito de Oeiras de expor suas ideias e propostas ao povo que estes se propõem representar.

 

A veiculação das entrevistas segue a mesma ordem em que estas foram realizadas.

 

Confira a entrevista!

 

Folhadeoeiras - Quem é Abimael Rocha? Qual a história de vida do candidato no que se refere à sua atuação social; quando e em que nível já esteve dedicado a alguma ação de interesse público?

 

Abimael Rocha: Sou Médico formado pela Universidade Federal do Piauí, e possui residência médica em Neurocirurgia, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Municipal Sousa Aguiar, na cidade do Rio de Janeiro. Atual Vice – Prefeito do Município de Oeiras, filho do Ex-Prefeito Walburg Ribeiro e da Dona Ziva, casado com a Karina Rocha e tenho 4 filhos. Exerço a minha profissão de médico Neurocirurgião em vários hospitais do capital como HGV e HUT.

 

Folhadeoeiras - Por que e para que o senhor pretende ser prefeito de Oeiras? Cite bons motivos para o eleitor votar em seu nome.

 

Abimael Rocha: Estamos aqui em razão de um momento político ímpar vivido por Oeiras. Um momento que pode ser traduzido numa palavra: União. União de ideias, de homem e mulheres de bem, compromissados com nossa cidade e que querem contribuir de alguma forma para um futuro melhor, não só para os seus filhos, mas para todos os filhos de Oeiras.

Antes de mais nada, uma candidatura é um compromisso. Primeiro com nós mesmos, segundo com nossa família, nossos amigos e principalmente com a nossa gente.

Acredito também que um agente político não pode, sozinho, encontrar as soluções apenas no que pensa. Um bom líder se cerca de bons conselheiros. Um bom gestor, se alia a bons gestores. Uma gestão compartilhada tem mais chances de êxito. Deste modo, também assumo o compromisso de um diálogo aberto e permanente com todos os setores da sociedade para juntos pensarmos nossa Oeiras.

Também creio que, assim como existe nos procedimentos médicos a urgência e a medicina preventiva, também numa gestão há as políticas públicas urgentes, mas também existem aquelas que antecipam a solução de demandas. Para isso é preciso ter visão. Precisamos começar a perguntar qual a cidade que queremos deixar para os nossos filhos, fazer um planejamento para isso e começar a executar. Aqui assumo um novo compromisso, o de construir com todos um Projeto de Cidade.

Nossa população estimada já passa dos 36 mil habitantes. Destes, cerca de 50% ganham até um salário mínimo. 6,2% da população não tem rendimento e dependem, exclusivamente, de políticas sociais. É um grande desafio mudar esse quadro e dar condições de desenvolvimento econômico e sustentável para tanta gente. Não se resolve isso num mandato de prefeito, mas o início do processo que pode mudar essa realidade precisa ser iniciado com urgência.

 

Folhadeoeiras - O senhor concorda com a opinião de que; ‘contribuiria muito mais com a sociedade oeirense no exercício da sua profissão de médico’? O que pensa sobre isso?

 

Abimael Rocha: O exercício de um cargo público requer preparo, desprendimento, visão de coletividade e responsabilidade. Atribuições muito semelhantes as que, no exercício da medicina, nos são exigidas diariamente.

Eu não estaria envolvido na política, se minha consciência não estivesse preparada para esse desafio. Essa é a primeira razão. Com humildade que compartilho esse momento de minha vida com o povo de Oeiras, e com muita honra que peço o apoio de cada um nesta caminhada.

 

Folhadeoeiras - O senhor se acha preparado para exercer o cargo de prefeito de Oeiras? Por quê?

 

Há uma pergunta sempre feita àqueles que ingressam na corrida por um cargo político: por que? A resposta está no íntimo daqueles que se lançam à vida pública.

O tempo e o povo tratam de selecionar os que permanecem na jornada. Ficam no caminho aqueles movidos pelo egoísmo, a vaidade e os interesses pessoais. Só quem se doa verdadeiramente deveria entrar e permanecer como um agente político público.

 

Folhadeoeiras - O que o diferencia dos demais candidatos a prefeito de Oeiras?

Existem muitos pré-requisitos para ser um gestor público. Mas o principal deles é ter compromisso baseado em proposta viáveis, na construção de um plano de governo plausível. Reunimos as pessoas certas, que querem trabalhar por Oeiras. Nossa vontade em fazer mais em implantar um Projeto de Cidade que resolva nossos problemas urgentes e comece a trabalhar no que é importante: o desenvolvimento da nossa gente e da cidade.

 

Folhadeoeiras - Como o senhor avalia a atual gestão municipal de Oeiras? Justifique.

 

Abimael Rocha: Como toda gestão, há acertos e erros. Gostaria de ter participado mais. De ter sido mais ouvido. Faltou união. Faltou compromisso com quem acreditou num projeto que acabou não acontecendo e que foi resumido, no final das contas, a pequenos interesses.

 

Folhadeoeiras - Quais as ações imediatas que o senhor pretende realizar se for eleito prefeito de Oeiras?

Saúde, Educação e Geração de emprego e renda são áreas cujos principais problemas devem ser atacados primeiros. Em resumo, a gente precisa de imediato trabalhar para melhorar a vida das pessoas, e isso significa oferecer saúde de qualidade, educação de qualidade, oportunidade de desenvolvimento pessoa através da geração de emprego e renda. Isso é o urgente.

 

Folhadeoeiras - Diante da crise em que vive a classe política brasileira, o senhor se acha mesmo um político em que o povo pode confiar? Por quê?

Sou ficha limpa. Nada desabona minha caminhada na política. Somos todos agentes públicos. Como médico, principalmente, somos verdadeiros agentes públicos. A confiança se constrói com o tempo. É tijolo por tijolo. Mas primeiro vem o alicerce. A formação do caráter, o histórico. Tenho as mãos limpas. Calejadas pelo trabalho. Mas, limpas.

 

Folhadeoeiras - O senhor acha que a população vai entender sua composição de chapa com a oposição, uma vez que até bem pouco tempo o senhor defendia a atual gestão municipal? Justifique.

 

O papel de um vice pode ser de protagonista ou um papel secundário. Depende de uma decisão de quem está no comando, de quem é prefeito. Não tivemos oportunidade de mostrar o nosso trabalho porque não nos foi permitido. Tem coisas positivas na atual gestão. Mas tem coisas negativas também. O processo de decisão, o modelo de administração por exemplo, eu discordo e apresento novas propostas. Isso é democracia.

 

Folhadeoeiras - Se eleito, quais serão as principais bandeiras de atuação da administração Abimael Rocha? O senhor não deveria tê-las sugerido enquanto vice-prefeito de Oeiras?

 

Sugerir sim. Cobrar que fossem feitas, sim. Daí a ser ouvido pelo prefeito é outra história. Como falei acima, é um técnico que escolhe o time que vai jogar, alguns preferem deixar bons jogadores no banco de reserva e perdem o jogo. A torcida queria o jogador, o técnico não. Quem vai entender? Cada cabeça uma sentença.

 

Folhadeoeiras - Quais os problemas que o senhor entende ser emergenciais em Oeiras?

 

Saúde. Educação. Geração de emprego e renda, principalmente na agricultura, no agronegócio. Oeiras tem perdido áreas produtivas nos últimos anos, e com isso, perdido emprego e renda. A saúde precisa de uma nova governança. E a educação precisa e pode avançar muito.

 

Folhadeoeiras - Que planos e políticas o senhor tem em mente para enfrentar problemas sociais alarmantes como a violência e as drogas que tem crescido em Oeiras?

 

Em primeiro lugar, é preciso interligar políticas públicas que combatam de frente esse problema. Não é só a violência e a dependência química, é preciso i direto na causa do problema. Na educação. Na falta de políticas públicas voltadas para o jovem e sua inclusão, por exemplo, e na geração de emprego e renda. O ócio é perigoso para uma sociedade, seja numa cidade do Piauí ou um grande centro urbano de qualquer lugar do mundo.

Criar a guarda municipal e adequar sua atividade para a completa proteção do cidadão é o primeiro grande passo para reduzir a violência, e também ampliar as parcerias com o Estado e as Polícias Civil e militar.

 

Folhadeoeiras - Como considera o povo de quem busca o apoio: como massa de manobra, tola, a ser dirigida, ou como cidadania ativa, cuja consciência, informação e participação permanente deve se estimular?

 

Ninguém pode se deixar ser massa de manobra. Acredito que o povo de Oeiras tem uma maturidade política e uma cidadania ativa, consciente dos seus problemas, informado e capaz de escolher entre o melhor programa de governo e candidato. A vontade popular é soberana. Voto é conquista baseado num duelo de ideias cujo juiz é o eleitor.

 

Folhadeoeiras - Deixe sua mensagem para o povo oeirense que acompanha sua entrevista como candidato a prefeito através do Portal folhadeoeiras.

Quero, em primeiro lugar agradecer a Deus por este momento. A fé nos move. E quero expressar minha gratidão ao povo de Oeiras que abraçou um movimento de União em torno de um único objetivo: nossa cidade. Peço a confiança traduzida no voto no dia 2 de outubro. Quero reafirmar nosso compromisso, com nossa gente, com nossa fé, com nossa história, com as famílias de Oeiras. E principalmente com a boa gestão.

 

Redação|Folhadeoeiras

 

 

 

Emanuel Vital

Mais de Eleições 2016