Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Consórcio Nordeste define pauta prioritária a ser debatida com o Congresso Nacional

 

O governador Wellington Dias (PT) destacou como produtiva a primeira reunião do Consórcio Nordeste, realizada nesta segunda-feira (29) na Bahia. No encontro, os líderes trataram de ações na área da saúde, segurança pública, tecnologia e desenvolvimento econômico.

— Aprovamos aqui um projeto alternativo para garantir médico a quem precisa, para garantir um plano de qualificação para as áreas [médicas] que precisamos em diversas regiões do Piauí e do Nordeste — destaca o governador.

O programa discutido pelos governadores é semelhante ao "Mais Médicos", mas voltado para as necessidades da região.

O grupo definiu a pauta federativa a ser defendida junto ao Congresso Nacional, na volta aos trabalhos agora em agosto. Entre as demandas estão: a aprovação imediata do novo Fundeb; implantação do Plano Mansueto; securitização da dívida; e compensação pelas perdas na arrecadação tributária decorrentes da Lei Kandir.

Os governadores querem ainda a liberação de valores contingenciados pelo governo federal para o Fundo Nacional de Segurança Pública. 

Foi também apresentado o programa "Nordeste Conectado". 

— Um caminho para que possamos ter, já em Teresina, a oportunidade de dar condições de alta velocidade de comunicação — explica Wellington.

Debate ainda sobre o Fundo de Investimento de Participação do Nordeste e a efetivação de um processo único de compra entre os estados. 

— Queremos já em 21 de agosto, em Teresina, ter oportunidade de ter o primeiro edital na área da central de compras — segundo o governador, com a garantia de redução de custos.

 

FONTE:180Graus

Emanuel Vital

Mais de Política