Mais de 80 bolsas de iniciação científica de alunos da Universidade Federal do Piauí foram bloqueadas. A suspensão foi feita após o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico de Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgar nota informando que não tem orçamento disponível para custear o rapasse de bolsas para novos bolsistas.
A Ufpi informou que somente 195 bolsistas dos Programas PIBIC, PIBIC Ações Afirmativas, PIBITI e PIBIC Ensino Médio, implementados previamente, serão mantidas, com pagamento assegurado apenas para agosto. Após este mês, o pagamento de bolsas é uma "incógnita", segundo pro -reitor de Pesquisa e Inovação da Ufpi, João Xavier da Cruz.
O pró-reitor vê a suspensão com preocupação e acredita que o bloqueio terá um impacto negativo na produção científica brasileira.
"Uma pesquisa não é feita de um dia para o outro, leva anos, fazer um bloqueio nesses termos vai interromper pesquisas.interrompida. Tem um impacto muito forte na ciência", disse ao Cidadeverde.com.
O pro -reitor explica que a Ufpi tinha cota para implantar 279 bolsas através da plataforma CNPq. Destas, 195 foram implementadas. "Sem aviso prévio tiraram do ar o sistema para implementar o restante. Perdemos 84 bolsas. Casa bolsa custa R$400 e tem duração de 12 meses", disse João Xavier. Hoje o pro- reitor deve ser reunir com o reitoria da Ufpi para avaliar a possibilidade de custear o pagamento das 84 bolsas que foram suspensas.
"Mas acho difícil já que nosso orçamento também está baixo", adiantou.
Cidadeverde
Emanuel Vital
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.