Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Aluna de Gastronomia do IFPI desenvolve leite condensado de coco babaçu

Edna Guedes. Foto: Divulgação

 Edna Guedes. Foto: Divulgação

A aluna Edna Maria Guedes Aguiar, concluinte do Curso de Tecnologia em Gastronomia do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí, sob orientação do professor Alessandro de Lima, desenvolveu o leite condensado de coco babaçu, como uma alternativa para as pessoas com intolerância à lactose e como uma inovação tecnológica para agregar valor a um produto piauiense.

"A intolerância à lactose acomete cerca de 70% da população adulta mundial, e a busca por alimentos sem esse açúcar naturalmente presente em todos os leites animais, serviu de inspiração para o desenvolvimento do leite vegetal a partir do resíduo de extração do azeite de coco babaçu extra virgem", explicou Edna Maria, que já é Nutricionista e atua no desenvolvimento de receitas regionais para pessoas com restrição alimentar.

No trabalho de conclusão de curso que resultou na inovação,  a aluna desenvolveu o leite de coco babaçu, e em seguida desenvolveu 04 formulações de leite condensado de babaçu até que conseguisse obter uma formulação que possuísse características de textura e aparência e sabor próximas  ao leite condensado tradicional.

O novo produto formulado foi testado e bem avaliado na formulação de receitas como pudim e recheios e coberturas para bolos. O trabalho também realizou a composição em nutrientes e o produto se mostrou rico em proteínas equilibrado nos demais nutrientes, com valor energético total de 315 Kcal por 100 mL do produto.

 

Fonte: Ascom IFPI

Emanuel Vital

Mais de Tecnologia