Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Em Oeiras quase 60% dos infectados pela Covid-19 já foram curados

Foto: Samuel Valentim

 Foto: Samuel Valentim

Dados do último boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira,17, pelo sistema de saúde de Oeiras aponta que o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus chegou a 116.

As pessoas que contraíram o vírus e foram curadas da doença totaliza 68 casos. Esse número representa o percentual de 58% de curas pela enfermidade.

Dos oeirenses infectados, 48 ainda não se recuperaram e estão recebendo tratamento domiciliar. Até o momento, o sistema se saúde não registrou paciente nascido em Oeiras com complicações que tenha precisado ser internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Hospital Regional Deolindo Couto referência em todo o Vale do Canindé dispõem de 10 leitos de UTIs.

Mesmo apresentando dados animadores no que diz respeito a recuperação de contaminados pelo novo coronavirus, as pessoas não devem se descuidar das medidas protetivas e do isolamento social considerado pelos especialistas como melhor medida de prevenção ante o contágio do vírus.

Baixo isolamento

De acordo com a startup Inloco, no mês de abril, Oeiras estava com mais da metade da população isolada socialmente com o percentual de 53,10%, porem longe do ideal indicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que deve ser acima de 70% para diminuir o contágio do coronavírus. Nesta verificação, a cidade ocupava a posição 169º em um grupo de 204 cidades pesquisadas pela startup Inloco.

No mês de maio, a situação do isolamento em Oeiras registrou queda. Neste segundo levantamento datado de, 24/05, a taxa de isolamento na cidade estava em tão somente 46,30%, colocando a primeira capital do Piauí na posição de número 117º num universo de 215 cidades piauienses monitoradas.

Os dados mostram que em Oeiras a maior parte da população desrespeita os decretos que determinam o isolamento social o que representa um risco ao contágio pelo novo coronavírus.

Alerta

O infectologista José Noronha, diretor do Hospital Natan Portella, destaca que, com base nos números atuais e na projeção de infecção da doença no estado, o isolamento social continua sendo a melhor medida que a população deve adotar para prevenir e enfrentar a infecção pelo novo coronavírus. “Sabemos que o isolamento vem afetando muito os cidadãos, tanto do ponto de vista econômico, como pessoal, pela falta de interação das pessoas entre si, mas é preciso ter em mente que essa ainda é a melhor medida para proteger a si mesmo e quem amamos”, aponta o médico.

 

Redação|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de Oeiras