O secretário Estadual de Educação do Piauí, Ellen Gera, anunciou que as aulas presenciais para turmas de 3º ano do ensino médio e da Etapa VII da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam em algumas escolas estaduais nesta terça-feira (20).
A partir desta terça-feira, as escolas que tiveram os planos pedagógicos de prevenção ao novo coronavírus aprovados poderão iniciar as atividades presenciais. A SEDUC confirma que pelo menos 155 escolas da rede pública de ensino deverão retornar com as aulas presenciais até o final do mês de outubro.
Porém, o retornar às escolas de forma presencial no Piauí tem causado preocupação, pois acontece no mesmo momento em que se observa o crescimento de internações e óbitos em decorrência da Covid-19.
Crescimento de óbitos
Nesta segunda-feira,19, o Piauí registrou 9 mortes e 514 novos casos de infecção pelo coronavírus. Mas outro dado chamou a atenção no boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi): o aumento da internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que chegou a 200 pacientes - maior número do mês de outubro. As internações em UTIs registravam queda desde o fim do mês de setembro, agora voltou a crescer colocando o Piauí entre os três estados com mais mortes pela doença no País.
Escolas não adequadas
O secretário Ellen Gera explica que os gestores e funcionários das escolas passaram por capacitação para receber os alunos em segurança. Além disso, recurso no valor de R$ 4 milhões foi distribuído entre as escolas para adaptações e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Em escolas da rede pública estadual de Oeiras, a informação colhida pelo portal folhadeoeiras até o fechamento dessa matéria é que as adequações nas unidades de ensino ainda não aconteceram, pois o recurso que o secretário afirma ter enviado às escolas ainda não chegou. O protocolo de retorno exige a aquisição de itens como álcool em gel, sabonetes, máscaras, equipamentos para uso de álcool em gel e adequação de alguns espaços: instalação de pias na entrada e adequação de banheiros. Nada disso aconteceu até o momento como afirmou um diretor ouvido pelo folhadeoeiras.
Saúde em risco
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) considera necessário que a retomada das aulas presenciais siga uma metodologia baseada principalmente no número de casos, óbitos e características da população dos municípios e seu entorno, considerando a rede de influência das cidades.
O professor e pesquisador do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Stefano de Leo, afirma que todos os países que retomaram as aulas têm sistemas de testagem rígido e em massa. “Não tem instrumento para poder controlar no Brasil. Se você não testa, não pode abrir! Sinto muito, mas não tem como.”, diz o pesquisador.
SINTE faz alerta
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí - SINTE Piauí reafirma por meio de nota pública sua posição sobre a possibilidade do retorno às aulas presenciais. Para a entidade sindical, o atual cenário da pandemia causada pelo novo corona vírus comporta o cuidado com as vidas das pessoas, assim, defende que não é o momento da reabertura das escolas.
De acordo com o SINTE está claro que o retorno às aulas aumenta o risco de contaminação de trabalhadores, estudantes e de seus familiares. “Não há garantia concreta do cumprimento dos protocolos de saúde no transporte escolar, no distanciamento orientado para salas de aulas e no que tange a merenda escolar. Nosso compromisso é em defesa da vida e do direito à educação".
Redação|Folhadeoeiras
Emanuel Vital


Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.