Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Profissionais da educação deflagram greve por tempo indeterminado no Piauí

Educação deflagra greve no Piauí. Foto: reprodução

 Educação deflagra greve no Piauí. Foto: reprodução

Os trabalhadores da rede estadual de educação aprovaram em assembleia geral ocorrida na manhã desta quarta-feira,23, deflagrar greve geral por tempo indeterminado no Piauí. O indicativo de greve havia sido aprovado no dia 03 de fevereiro.

Os profissionais da educação cobram do Governo do Piauí, Wellington Dias (PT), em sua extensa pauta de reivindicações, os reajustes salariais de 2019 (4,17%), 2020 (12,84%) e 2022 (33,24%), além do pagamento do precatório do Fundef.

De acordo com o informado, desde o início do mês de fevereiro, quando o governo federal oficializou o reajuste do piso salarial dos professores da rede básica em 33,24%, o SINTE PIAUÍ têm tentado sem sucesso o diálogo com o governo para que este responda de forma concreta quando e como pretende conceder o reajuste.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Ainda nesta quinta-feira, a presidente do Sinte-Piauí, Paulina Almeida, foi recebida por uma equipe do governo que novamente não apresentou uma proposta de reajuste à categoria. De acordo com o secretário de educação, Ellen Gera, o governo ainda está estudando uma proposta. Paulina repassou que enquanto uma proposta não for apresentada a greve está mantida.

 Presidente do Sinte-Piauí, Paulina Almeida conduz Assembléia Geral

“Queremos convocar toda a categoria para está unida nessa luta que é de todos nós.  O governo anunciou o reajuste do piso 2022, mas não nos deu garantias. É fundamental que seja cumprida e respeitada a paridade, ou seja, o reajuste deve contemplar servidores ativos e aposentados da educação. Queremos o reajuste de 33,24% pago de forma linear, obedecendo a paridade e na carreira. Se assim, não faz, infelizmente o governador empurra a categoria para greve”, frisou professora Paulina Almeida, ao folhadeoeiras.

Nesta quinta-feira,24, uma manifestação está prevista para acontecer no Palácio de Karnak e no IASPI. No próximo dia 03 de março, nova manifestação na sede da SEDUC-PI vai acontecer.

Os presidentes dos 27 núcleos regionais do Sinte-Piaui já se organizam no sentido de mobilizar toda a categoria e construir a maior greve da rede pública estadual no Piauí. As aulas na rede pública estadual de ensino estavam previstas para iniciar no próximo dia 03 de março. 

 

Redação|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de Oeiras